sexta-feira, maio 17, 2019

A primeira grande derrota do presidente Zelensky

https://prm.ua/narodniy-front-viyshov-z-parlamentskoyi-koalitsiyi
O grupo parlamentar “Narodniy Front” (Frente Popular) saiu da coligação governamental, formada no Parlamento ucraniano. Bloqueando, dessa forma, e definitivamente, qualquer possibilidade de dissolver Rada Suprema da Ucrânia.

“Nós declaramos a saída da coligação governamental, a suspensão de suas atividades à partir de 17 de maio de 2019 e [lançamos] a iniciativa de formar uma nova coligação com uma nova agenda”. Além disso, a Frente Popular diz que “insta os grupos parlamentares da ideologia patriótica começar imediatamente as consultas sobre a preparação de um novo acordo de coligação com o novo plano de acção” – declarou o líder do grupo parlamentar da “Frente Popular” Maxim Burbak, durante o seu discurso no parlamento ucraniano (fonte).

Burbak enfatizou que agora, de acordo com a legislação ucraniana, o Parlamento tem 30 dias para criar uma nova coligação governamental. Durante este período, o presidente recém-eleito, Volodymyr Zelensky, não poderá dissolver o Parlamento. Quando os 30 dias terminarem, o presidente não pode dissolver o Parlamento na mesma, porque o Parlamento ucraniano não pode ser dissolvido seis meses antes do fim do seu mandato. Se tomarmos como a referência a data do juramento dos deputados desta legislatura – 27 de novembro de 2014 – o último dia legal para dissolução do Parlamento é 27 de maio de 2019.

Blogueiro: neste momento a aprovação do partido virtual do presidente eleito “Sluga Narodu” (Empregado/Servidor do Povo) é bastante alta: 39% entre os que decidiram o sentido do seu voto e tencionam votar e 29% entre todos os eleitores. Daqui à 6 meses estes números poderão ser (e possivelmente serão) bastante diferentes. Tudo será decidido nos primeiros 100 dias da governação do novo presidente que, para já, perdeu a sua primeira e decisiva batalha: não conseguirá dissolver o Parlamento e não terá uma legislatura favorável. 
http://ratinggroup.ua/getfile/358/pr_16_05_2019__smc-uisr-gr__present.pdf

Sem comentários: