quinta-feira, maio 23, 2019

Os três dias do Zé: protestos, nomeações e as gafes

No dia 23 de maio, na entrada principal da Presidência da Ucrânia em Kyiv decorreu uma ação de protesto contra a convocação do referendo popular sobre negociações da paz com a federação russa.
entrada da Presidência com as fotos dos militares ucranianos caídos na guerra russo-ucraniana foi fechada e os funcionários e visitantes foram reencaminhados à uma porta dos fundos. Lá também foi colocado o dístico: NÃO SE CELEBRA A PAZ COM OS ASSASSINOS!!!

As viaturas da Guarda Nacional da Ucrânia.

No dia 22 de maio junto à Administração presidencial decorreu o piquete solitário. No piquete estava Yúlia Kirillova, a veterana do 25º Batalhão da defesa territorial Kyivska Rus” (Rus de Kyiv), a viúva do militar ucraniano doBatalhão da 30ª Brigada Daniil Kirillov. Yúlia Kirillova protestava contra o referendo popular sobre as negociações da paz com Rússia, anunciado pelo recém-nomeado chefe da Administração presidencial Andriy Bohdan (o advogado pessoal do oligarca ucraniano Ihor Kolomoisky).

Ao mesmo tempo, na página oficial de petições do presidente da Ucrânia, e em menos de 24 horas (Sic!), uma petição que advoga o impeachment imediato do presidente Zelensky, reuniu mais de 37.000 votos (dos 25.000 necessários) e já ultrapassa 45.000 votos.
Faça click para confirmar o número atual
A petição, naturalmente, será simplesmente ignorada pelo Zelensky e pelos seus, mas o colocará, e para sempre, como presidente ucraniano que começou a sua presidência com o pedido de renúncia do mais alto cargo da nação. E tudo de forma legal, pela violação da Constituição da Ucrânia no seu primeiro dia em funções.

As primeiras nomeações do presidente eleito (infelizmente, não é nenhuma piada):

1. O vice-chefe da Presidência da Ucrânia foi nomeado guionista (Sic!) da série “Svaty” (Casamenteiros) – Yuriy Kostyuk. Era responsável, junto com outros criativos, pelo guião da série “Empregado do Povo”, onde Zelensky teve o papel principal.
2. O 1º assessor do Zelensky foi nomeado o co-fundador do Estúdio “Kvartal 95 Serhiy Shefir. Também é um co-fundador da empresa Green Family, LTD, co-propriedade do presidente Zelensky, que continua funcionar em Moscovo, recebendo subsídios do Ministério da Cultura da federação russa (quer “Kvartal 95”, quer Green Family, LTD são co-propriedades do Zelensky).
3. Ovice-chefe da secreta ucraniana SBU e o chefe da Direção-geral do SBU da luta contra corrupção e crime organizado foi nomeado Ivan Bakanov amigo de infância do Zelensky, diretor e co-proprietário do Estúdio “Kvartal 95 (co-propriedade do Zelensky).
4. O novo chefe da Administração presidencial foi nomeado Andriy Bohdan, advogado pessoal do oligarca ucraniano Ihor Kolomoisky (mentor e financiador principal do Zelensky).

Promessas quebradas e as gaffes

1. Discursando no Parlamento ucraniano no dia 21 de maio, Zelensky dissolveu Rada (violando a Constituição) e propôs as listas abertas nas legislativas antecipadas de 21 de julho de 2019. Apenas um dia depois, no dia 22 de maio, Zelensky disse que o seu partido concorrerá ao Parlamento com a lista fechada (sem permitir aos eleitores saberem quem está colocado nesta lista partidária).
2. Intervindo no iForum-2019, no dia 23 de maio, onde apresentou o tema “Garante das inovações – criaremos o futuro juntos”, mostrou-se bastante tosco, em termos de linguagem, etiqueta, bom-tom e diplomacia, chegando à chamar a Grã-Bretanha de “avozinha/vovozinha”, a frase reparada e rebatida pela Embaixadora da Grã-Bretanha na Ucrânia Sra. Judith Gough:
Avozinha/vovozinha?

Sem comentários: