quinta-feira, maio 30, 2019

Multas e condenações pelos cânticos ucranianos sobre Putin


https://www.svoboda.org/a/29968424.html
O artigo do Código Administrativo russo recém-introduzido prevê a punição devido “o desprezo/desrespeito à autoridade”. Cinco cidadãos russos já foram condenados, geralmente por chamar presidente russo de dolboeb* ou huylo**.

Desde a entrada em vigor da nova lei, que permitiu às autoridades russas punir os cidadãos por declarações negativas sobre as autoridades, duas pessoas foram multadas em 30.000 rublos (460,8 dólares), mais três, estão à espera dos respectivos julgamentos. Todos os cinco casos – surgiram devido às frases sobre Putin.
Dolboeb fabuloso” by Alesha Stupin
O primeiro a ser multado ao abrigo da 3ª do artigo 20.1 do Código Administrativo em 22 de abril de 2019 foi cidadão russo Yury Kartzhev, que escreveu em sua página na rede social “VK” a frase: “Putin é dolboeb fabuloso”. A palavra “fabuloso”, tornou-se, desde então, um meme no segmento russo da Internet, e seu uso é um exemplo clássico da linguagem do Esopo. Com esta palavra, os insatisfeitos com o presidente russo ou com outros representantes das autoridades, agora expressam suas emoções sem correr o risco de serem multados ou perseguidos administrativamente.

Em 14 de maio de 2019, em Yaroslavl, o tribunal multou o residente local, Kirill Poputnikov que passando pela Direção do Ministério de Interior na região de Yaroslavl, tirou a foto da frase “Putin – huylo” na fachada do prédio (o próprio autor da frase foi detido pela polícia e será julgado pelo vandalismo). Kirill Poputnikov fotografou a inscrição e a postou no seu Facebook, vários meios de comunicação de Yaroslavl foram forçados a deletar a foto das suas páginas online, sob ameaça de Roskomnadzor de serem bloqueadas, caso não acatarem essa ordem extrajudicial.
A imagem já censurada para poder ser publicada no segmento russo da Internet
Outras duas pessoas, aguardam o julgamento, acusados ao abrigo da 3ª parte do Artigo 20.1 do Código Administrativo russo. Yuri Shadrin, morador da região/oblast de Vologda, que escreveu na sua página na rede social “VK” a frase “Putin é um dolboeb real, não é o fabuloso” e Leonid Volkov, detido em Moscovo/ou em 21 de maio em conexão com um outro caso político. O motivo foi o tweet de Volkov, no qual ele publicou um vídeo do julgamento de um outro oposicionista russo, acompanhando-a com a mesma frase “Putin é um doboeb fabuloso”.

Sergei Kommandirov de Smolensk, que se tornou o quinto acusado de “desprezo/desrespeito pela autoridade”, foi expulso da sua instituição de ensino, mesmo estudando num curso pago pelo seu próprio bolso.

Já depois de ser alvo do procedimento administrativo, Sergey Kommandirov, mais uma vez publicou na sua página na rede social “VK”, a imagem que causou o seu caso: nele, foto de Putin é enquadrado nas cores da bandeira ucraniana e acompanhado da frase “Todo cidadão sabe quem é huylo №1”. A palavra, huylo, foi criada pelos fãs/torcida organizada do FC Metallist e veio para a Rússia da Ucrânia, em forma de um cântico, usado, em 2014, até pelo ministro interino ucraniano dos Negócios Estrangeiros.
Apesar do aparecimento de um novo artigo no Código Administrativo, punindo tais palavras dirigidas aos representantes das autoridades russas, o número das postagens com as palavras ofensivas endereçadas “à autoridade” não diminuiu. Os usuários de redes sociais russas até lançaram o flash mob, no qual propuseram especificamente a “insultar as autoridades”, dado que este artigo ainda é aplicado de uma forma muito seletiva.

* idiota chapado; ** caralhão


A canção folclórica ucraniana sobre o presidente russo Vladimir Putin:

Sem comentários: