quarta-feira, maio 01, 2019

“Kolyma – pátria do nosso medo”

O jornalista russo Yuriy Dud´h apresentou recentemente o seu novo filme documental, chamado “Kolyma – pátria do nosso medo”. O filme é dedicado à região de Kolyma, um dos muitos locais onde se situava o famigerado arquipélago GULAG – o sistema dos campos de concentração soviéticos.

O filme é bastante comprido, 2h17, mas é bem feito: a história das repressões comunistas é vista através das histórias pessoais daqueles, que foram atingidos pelas repressões estalinistas em massa. Além disso, o filme mostra uma região bonita e as pessoas que ainda hoje lá vivem e trabalham.
Em 2019, a taxa de aprovação do Estaline/Stalin chegou na Rússia aos 70%. Os seus apoiantes, geralmente, acreditam em explicações bastante infantis para aceitarem os crimes de estalinismo: “apenas os culpados eram presos”, “sem trabalho escravo o país [União Soviética] não teria o dinheiro”, “Estaline/Stalin nada sabia sobre as repressões e fuzilamentos”, “exageros locais”, “os números são influenciados pelos democratas”, “Estaline/Stalin ganhou a guerra [II G.M.], o resto não conta”, etc.

Questão ucraniana

No filme aparecem os infográficos sobre os prisioneiros do GULAG, mas a questão não é comentada, nem discutida – no entanto, em 1949, ucranianos perfaziam 48% dos prisioneiros do GULAG, em 1953 este percentual aumentou para 53%.
Entre 1951 e 1953 praticamente desaparecem os prisioneiros com mais de 45 anos de idade, muito possivelmente, morrem, não aguentando o trabalho semi-escravo nas fábricas e minas. No entanto, a percentagem de ucranianos presos com idades de até 25 anos aumenta significativamente – até 10% em apenas 2 anos.

Além disso, são pessoas que no fim da II G.M., tinham no máximo 17 anos em 1945, ou seja, não participaram na guerra. Esta percentagem indica um aumento significativo da resistência ao sistema soviético no território da Ucrânia entre os jovens precisamente no período pós-guerra (fonte).

Sem comentários: