terça-feira, abril 30, 2019

O dia em que Letónia acabou com a língua russa

Na Letónia, em todas as escolas públicas a única língua de instrução, será o letão. Esta é uma completa derussificação do sistema educativo letão – a língua russa ficará fora do ensino secundário e universitário da Letónia.

A implementação desta reforma começará à partir do dia 1 de setembro de 2019, e será concluída em dois anos – em 1 de setembro de 2021. Segundo o presidente da Letónia, Raimonds Vējonis, estas alterações legislativas proporcionarão as mesmas oportunidades para todos os jovens da Letónia e criarão uma sociedade mais coesa.

Os partidos russos da Letónia já chamam as alterações legislativas de “genocídio linguístico”, mas por alguma razão não se lembram destas “tabelas da vergonha” (como na foto inicial), que no século XIX eram obrigadas a usar as crianças letãs que ousavam falar em seu idioma materno na sua Letónia natal: “Eu hoje falei em letão”. Aos alunos das escolas da Letónia era exigido falar russo não apenas durante as aulas, mas até nos recreios. Hoje, a tabela pode ser vista no Museu Histórico Nacional da Letónia, em Riga, rua Pils Laukums, № 3.
A atual expulsão total da língua russa de todas as esferas da vida social da Letónia é apenas a consequência direta da russificação do século XIX e início do século XX, bem como à moderna agressão russa na Ucrânia. Os letões estão tentando fugir de tudo isso, tanto quanto é possível.

Uma data na história...
Clement/Klementiy na cadeia soviética foto@arquivo
Em 1 de maio de 1951, na cadeia soviética Central de Vladimir, após torturas e assédio moral, morreu Archimandrita Klymentiy Sheptytsky (irmão do Metropolita da Igreja Greco-Católica ucraniana, Andrey Sheptytsky).
Clement/Klementiy e Andrey Sheptytsky foto@Chancelaria da Presidência da República da Polónia/YadVashem
Em 1995, o Estado de Israel, proclamou oficialmente o bendito santo mártir Klementiy Sheptytsky, como o Justo Entre as Nações.

Sem comentários: