quarta-feira, novembro 01, 2017

Estaline, atirado fora do mausoléu do Lenine (7 fotos)

No dia 31 de outubro de 1961, o corpo do Estaline foi retirado do mausoléu de Lenine. Decisão do XXII Congresso do PCUS, na sequência da denúncia do culto de personalidade do ditador soviético, iniciada pelo Nikita Khrushev em fevereiro de 1956.
Yuri Gagarine no mausoléu Lenine-Estaline 
Em outubro de 1961, no Palácio de Congressos de Kremlin, decorria o 22º congresso do PCUS. O secretário-geral do PCUS, Nikita Khrushev, decidiu a retirada do corpo do Estaline do mausoléu, inicialmente construído para o Lenine e que levou o nome duplo, após a morte do ditador em 1953.
Após a mudança
Ao mando do Khrushev, foi preparada a intervenção do delegado Ivan Spiridonov, líder comunista do distrito de Leninegrado, que em nome da sua distrital do PC propôs a retirada do corpo do Estaline do mausoléu. Khrushev se preparava para exercer a coerção necessária aos delegados, no caso do surgimento da oposição à sua decisão. Mas a maioria dos delegados, acostumada à apoiar toda e qualquer iniciativa do partido, e votar de acordo com a sua “linha geral”, apoiou a proposta. No entanto, a decisão final foi tomada pelo plenário do Comité Central do PCUS. Sua reunião foi realizada em 31 de outubro de 1961.
No mesmo dia, cerca das 18h00, os destacamentos da milícia de segurança pública começaram a expulsar o público da Praça Vermelha. Sob o pretexto de ensaiar a passagem dos equipamentos militares da guarnição de Moscovo numa próxima parada militar.
O lugar da escavação foi iluminado com um holofote forte, e os funcionários do regimento do Kremlin começaram à cavar. Trabalharam sem intervalos. Os trabalhos foram supervisionados pelo comando do regimento e pelos representantes do KGB. Por volta das 21h horas da noite, o túmulo foi pronto. Às 22h15, dentro da sepultura e junto ao murro do Kremlin foi criada uma espécie de sarcófago, onde foi colocado o caixão com o corpo do Estaline. Os soldados taparam o túmulo, fazendo um pequeno montículo acima dele. Nele, foi instalada uma placa com as datas de nascimento e morte de Iosif V. Estaline (Dzhugashvili).
(@fonte)
As fotos da revista Life foram feitas junto ao muro do Kremlin, após a transladação dos restos do Estaline. Por um longo período do tempo, a sepultura do ditador tinha a forma de uma pequena campa, coberta por duas placas de granito. Somente no final de 1969, por ocasião do 90º aniversário do nascimento do Estaline, na sua sepultura foi colocado um busto de granito da autoria do arquiteto N. V. Tomsky.

Sem comentários: