domingo, novembro 13, 2016

A Casa Branca recorda a tragédia do Holodomor ucraniano

A tragédia do Holodomor ucraniano foi recordada pela Casa Branca como “uma das mais horríficas tragédias criadas pelo homem na história moderna”. Como recordou no passado dia 11 de novembro o secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest: “Oitenta e três anos atrás, mais de 3 milhões de pessoas na Ucrânia morreram como resultado das políticas impiedosas de Iosif Estaline”.

Declaração do Secretário de Imprensa sobre o Holodomor
Este mês, os Estados Unidos juntam-se em solidariedade com o povo ucraniano em todo o mundo em memória das vítimas do Holodomor, uma das tragédias mais horríficas criadas pelo homem na história moderna. Oitenta e três anos atrás, mais de três milhões de pessoas na Ucrânia morreram como resultado das políticas impiedosas de Iosif Estaline. Através da apreensão deliberada de terras e culturas agrícolas ucranianas, a União Soviética causou a fome generalizada. Sob cerco e sem acesso aos alimentos, a Ucrânia, outrora o celeiro da Europa, transformou-se numa terra de imensurável sofrimento humano.

Como ucranianos têm provado para o mundo sucessivamente, o espírito humano é indomável. Mesmo nos tempos mais sombrios, o povo ucraniano continuou com dignidade a luta pela paz, pela liberdade e pela democracia. Hoje, diante de novas ameaças a esses valores, os americanos se uniram aos ucranianos enquanto defendem corajosamente o seu território e a sua democracia. A comunidade ucraniano-americana e amigos do povo ucraniano têm trabalhado arduamente para garantir que a memória daqueles que sofreram durante o Holodomor viverá, enquanto procuraremos coletivamente, construir um mundo melhor, mais livre e mais justo.

Ver também “The Soviet Story”, a parte dedicada ao Holodomor (legendado em português):

E ler sobre a fome russa de 1891-92 e a preciosa ajuda americana, para saber distinguir a fome natural de uma fome planeada e executada pela liderança soviética.

Sem comentários: