sábado, novembro 19, 2016

O amigo da Ucrânia é proposto para dirigir CIA

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, confirmou que propôs para o posto do novo diretor da CIA o conservador republicano Mike Pompeo, conhecido pelo seu apoio a Ucrânia.

De acordo com a declaração do Donald Trump, o congressista republicano do Estado do Kansas é um “líder notável e incansável”, informa a Radio Svoboda. Pompeo, que agora é membro do Comité de Assuntos de Inteligência da Câmara dos Representantes, é conhecido, em particular, pelas suas declarações em apoio da Ucrânia na sua luta contra a agressão russa.

Em abril de 2014, Mike Pompeo visitou Ucrânia, afirmando, na altura, que o objetivo do presidente russo, Vladimir Putin é “tomar o controlo da Ucrânia”, frisando: “Para mostrar o nosso apoio às autoridades ucranianas, podemos mudar os cálculos de Putin e aumentar os riscos dele”.

Além disso, para o cargo de Ministro da Justiça o futuro presidente dos EUA propôs o senador republicano Jeff Sessions que já aceitou ocupar o cargo. Ambos os candidatos devem ser aprovados no Senado, onde o partido republicano possui a maioria.
Provavelmente para contrariar a notícia, as diversas páginas pró-Kremlin e de amantes das teorias de conspiração, imediatamente começaram divulgar as declarações do ex-deputado do Parlamento da Ucrânia, Ihor Markov, sobre alegada “retirada urgente dos agentes da CIA e do FBI na Ucrânia para Roménia e República Checa”. As declarações foram preferidas no decorrer de um talk show da TV russa, país onde Markov vive desde 2014, procurado na Ucrânia pelo seu papel no cometimento de uma série de crimes, datados de 2007.

Sem comentários: