terça-feira, novembro 29, 2016

Amigo-inimigo vs flash-mob do Kremlin

Uns dias atrás em Moscovo, na estação de caminhos-de-ferro “Kievski”, foi organizado o flash-mob “popular e espontâneo” em que os músicos russos cantaram a canção popular ucraniana “Rozpriahayte, hloptsi, koney”, com quem diz: “somos o mesmo povo”, “é hora de fazer as pazes...”, etc.

A confusão sangrenta criada e organizada pela Rússia no leste da Ucrânia não será apagada da memória dos ucranianos, nem com as músicas, nem com os flash-mobs. Queremos lá saber das “iniciativas populares”. Vão mas é passear... Mas isso, é bastante óbvio para todos... Eu queria falar sobre uma outra coisa... Sobre a língua...

Ucraniano pode falar ucraniano, russo ou até chinês. Não tem qualquer importância real, desde que a pessoa está comprometida (ou pelo menos leal) à Ucrânia... Por outro lado, por mais que os descendentes dos ucranianos da região de Kuban cantem lindamente “Rozpriahayte, hloptsi, koney”, por mais que coloquem as lindas camisas bordadas, eles, realmente, são “pequenos russos”. Servos fiéis da ideia imperial. Os inimigos da Ucrânia e da sua Independência e da Soberania...

Por isso, não damos a mínima para todas essas musiquinhas... O cidadão ucraniano Sidorov, malandro, bêbado, com péssimo gosto musical que luta pela Ucrânia é Ucraniano... O mais refinado professor etnógrafo moscovita que conhece mil canções populares ucranianas, mas acredita no Império – é um “pequeno russo”, estranho e ocupante (@Mirko Sablich).

Blogueiro: cremos que nos próximos dias nos locais do costume novamente poderão aparecer coisas do género em imagens, flash-mobs, textos, etc., que vão tentar promover a alegada fraternidade entre ucranianos e russos, logicamente sem nenhuma tentativa de se desculpar dos crimes cometidos na Ucrânia contra Ucrânia e contra os ucranianos. Estejam atentes, pois não somos irmãos, nem dos assassinos, nem dos ocupantes!

Sem comentários: