quarta-feira, novembro 23, 2016

O Parlamento Europeu aprovou a resolução de combate à propaganda russa

O Parlamento Europeu aprovou a resolução sobre a luta contra a propaganda de países terceiros, incluindo a Rússia e o Estado Islâmico que se envolvem em “mensagens agressivas e campanhas enganosas nas mídia”.
A "incrível semelhança" entre os fardamentos dos terroristas do Daesh/EI na Síria
e os terroristas e mercenários russos na Ucrânia
Nesta quarta-feira, 23 de novembro de 2016, o Parlamento Europeu aprovou a resolução “As comunicações estratégicas da UE com vista a contrariar a propaganda de terceiros”. O documento, em particular, explica que a Rússia fornece o apoio financeiro aos partidos e organizações da oposição (maioritarimente de extrema-direita e extrema-esquerda), nos Estados-Membros da UE, bem como o “usa o fator das relações interestatais bilaterais para dividir a comunidade [europeia]”.
As ameaças básicas para a União Europeia neste domínio são a agência Sputnik, o canal televisivo RT, a fundação “Mundo Russo” (Russki Mir) e a agência federal Rossotrudnichestvo (literalmente “Cooperação russa”, que, por exemplo, financia os campos paramilitares pró-russos na Ucrânia), e está subordinada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Ler mais sobre o tema:
“EU strategic communications. With a view to counteracting propaganda” (inglês, PDF, 35 páginas) e “Agents of the Russian World. Proxy Groups in the Contested Neighbourhood” (inglês, PDF, 46 páginas). 

Sem comentários: