terça-feira, novembro 08, 2016

A União Europeia impõe as novas sanções contra funcionários da Crimeia

BRUXELAS (Reuters) – Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) acordaram nesta terça-feira as novas sanções dirigidas contra os funcionários da Crimeia, aumentando as medidas restritivas adotadas após a ocupação e anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.

“O Conselho adoptou novas listas no âmbito das medidas restritivas relativas a acções que põem em causa a integridade territorial da Ucrânia”, disse o ministro das Finanças da Eslováquia, Peter Kazimir, numa conferência de imprensa no final de uma reunião do Conselho de Ministros das Finanças da UE.

Ele estava respondendo a uma pergunta sobre se novas sanções impostas aos funcionários da Crimeia. A Eslováquia exerce a presidência rotativa da UE até ao final do ano.

A lista de 151 pessoas e 37 entidades já está sujeita à proibição de vistos e congelamento de bens na UE pelo seu papel na ocupação e anexação da Crimeia ou na rebelião apoiada pela Rússia no leste da Ucrânia.

A anexação da Crimeia não foi reconhecida internacionalmente e a região também está sujeita a sanções económicas, incluindo a proibição da importação de bens produzidos na Crimeia, ao investimento ou a prestação de serviços turísticos naquele território (reportagem de Francesco Guarascio).

Sem comentários: