segunda-feira, novembro 21, 2016

Heróis da Ucrânia aos 18 anos à título póstumo

Os dois jovens heróis da Ucrânia, Andriy Snitko (“Khoma” e “Azov”) do regimento “Azov” e Serhiy Tabala “Sever” do DUK PS foram oficialmente condecorados com o título de Herói da Ucrânia. Ambos postumamente. Ambos tinham apenas 18 anos de idade.
Serhiy Tabala (“Sever”) desde os primeiros dias de dezembro de 2013 foi um participante ativo da Revolução da Dignidade, depois ofereceu-se como voluntário para a linha da frente. Ele combateu no aeroporto de Donetsk, onde foi ferido, mas permaneceu no ativo. O jovem ciborgue morreu heroicamente em 6 de novembro de 2014, atingido pela explosão de um projétil de artilharia durante o ataque dos terroristas contra a torre de controlo do aeroporto de Donetsk (Petró Poroshenko).

Amo as pessoas que respeitam a nossa causa e nós agradecem com apreço por aquilo que fazemos. Graças a eles, eu cada vez estou mais firme no pensamento que a nossa causa está certa! Mas ainda mais amo aqueles que, sentados em casa, com medo de sequer pensar sobre uma verdadeira guerra, falam sobre a nossa “covardia”... Ouvindo as histórias dessas pessoas, eu estou contente que na minha vida tudo está certo e eu, ao contrário deles, prometendo sacrificar o corpo e a alma no altar da liberdade e da honra, mantenho a minha palavra. Eu não vou dizer: “Eu luto por vocês, e vocês está dizendo essas coisas...” Não se preocupem, eu não luto por vocês. Eu luto pela minha família, pelos meus amigos, pelo sorriso daquela, cuja voz me apoia ao longo do caminho”.
Serhiy Tabala, inscrição no seu diário de 1 de novembro de 2014.

Serhiy conseguiu fazer muito pela liberdade e independência da Ucrânia, quer na Maydan, quer na guerra. Mas não tive tempo de viver a sua própria vida. Hoje, o guerreiro e cidadão recebeu o título merecido de Herói da Ucrânia. O decreto assinado pelo Presidente Petró Poroshenko, o mesmo a quem “Sever” estava tentando tirar da retroescavadora nos primeiros confrontos na Presidência da República em Kyiv em novembro-dezembro de 2013 (RIP Serhiy “Sever” Tabala).
A sua tatuagem “Glória à Ucrânia – Glória aos Herói” fez antes da Maydan, sempre achando que um dia o país terá que se defender da agressão russa. Como voluntário do “Setor da Direita”, Serhiy Tabala ainda não recebeu o estatuto oficial do combatente. Ele não temia a morte – sempre ia ao inferno, nas vésperas da última rotação no aeroporto de Donetsk (DAP) ditou a sua última vontade, um testamento bastante simples. Morreu na batalha pelo DAP. Serhiy foi condecorado com o título não oficial de “Herói Popular”, hoje recebeu a condecoração mais alta da Ucrânia.
Andriy Snitko "Khoma" / "Azov" do regimento "Azov"
Desde os primeiros dias da Revolução da Dignidade, Andriy Snitko participou ativamente no movimento de contestação. Desde o início da agressão militar russa se ofereceu como voluntário no batalhão “Azov”. Durante o julho-agosto de 2014 demonstrou a coragem e bravura durante uma série de operações militares da libertação da cidade de Mariupol. Em 20 de agosto de 2014, perto de Ilovaysk, durante a limpeza da área dos terroristas, na direção do seu grupo foi lançada uma granada. Andriy, ciente do perigo mortal aos membros do grupo não hesitou e cobriu a granada com o seu corpo, salvando os companheiros ao custo da sua própria vida. O herói tinha 18 anos (Petró Poroshenko).

Quando a guerra começou Andriy Snitko aderiu às fileiras do batalhão (mais tarde regimento) de voluntários do Ministério do Interior, “Azov”. Ele não procurava o registo oficial ou estatuto de combatente – ele apenas queria defender a sua Pátria. Morreu na batalha pela Ilovaysk.

Em todos os aniversários da Maydan – eles estarão connosco. Entre outros jovens heróis que morreram pela Ucrânia – Nazar Voytovych (17) ou Ustym Holodnyuk (19).

Eles viveram tão pouco, mas eles se tornaram os melhores. Destemidos e intransigentes – eles viviam de acordo com aquilo que proclamavam e acreditavam na Maydan. Eles não tinham nada – exceto o amor sincero e infinito pela Ucrânia e a disposição de entregar tudo pela sua Pátria. Eles morreram, deixando nós a sua memória – estamos certos de que esses heróis da Ucrânia entrarão em todos os livros de história. Eles morreram, e agora é a nossa responsabilidade de fazer com que a memória deles viva no nosso futuro... (por Yuriy Butusov).

Sem comentários: