terça-feira, junho 19, 2018

RIP poeta ucraniano Ivan Drach

foto @Korrespondent.net
Aos 82 anos de vida morreu em Kyiv o famoso poeta ucraniano, estadista e figura pública ucraniana Ivan Drach. Cidadão que evoluiu do jovem comunista à um dos criadores e líderes do primeiro movimento legal não comunista da UcrâniaRukh Popular.

Do comunismo à Independência

Ivan Drach formou-se na Universidade Taras Shevchenko de Kyiv e nos Cursos Superiores de Guionistas/Roteiristas e Diretores de Cinema do Comité Estatal/Estadual do Cinema da URSS em Moscovo.
Ivan Drach (1º à esquerda) com intelectuais ucranianos, década de 1960
Ivan Drach (3º à esquerda) com intelectuais ucranianos, década de 1960
Durante seus estudos em Moscovo, Ivan Drach começou a escrever poesia. Alguns versos eram críticos em relação à União Soviética. Na mesma época ele estabeleceu os contatos com os dissidentes ucranianos, mas após o início da onda de repressões soviéticos nos meados da década de 1960, em 1966, Drach foi obrigado a escrever uma carta em que teve que lamentar essa aproximação. E desde então até o final da década de 1980, as relações entre o poeta e as autoridades soviéticas eram muito calorosas.

Ivan Drach na década de 2000
A primeira coleção de poemas do escritor foi publicada em 1962 sob o nome “Soniashnyk” (Girassol). Depois disso foram publicados várias outras colectâneas do poeta.

Em 1989, Ivan Drach, juntamente com Viacheslav Chornovil (1937-1999), Mykhailo Horyn (1930-2013) e outros dissidentes ucranianos criaram o Movimento Popular da Ucrânia – Rukh. Esta foi a primeira organização legal não comunista ucraniana. Drach foi o primeiro presidente de Rukh. Em 1990, ele foi eleito deputado do Soviete Supremo da Ucrânia Soviética e desde 1991 por três vezes se elegeu como deputado do Parlamento da Ucrânia (Verkhovna Rada).
De esquerda à direita: Chornovil, Horyn, Drach, 1990 (?)
De esquerda à direita: Drach, Chornovil, Horyn, início da década de 1990
De agosto de 1992 à 19 de maio de 2000, Ivan Drach era o chefe do Conselho Mundial Coordenador Ucraniano (UVKR) e desde 1995 ele liderou o Congresso da Inteligentsia Ucraniana.


Atenção fake!
"Obrigado russos! Torcedores da Ucrânia"
Nas redes sociais apareceu a suposta foto dos fãs / torcedores de futebol ucranianos que supostamente estão assistir na Rússia o Campeonato do Mundo / Copa de Futebol 2018. Na realidade a foto é de 2013 e foi feita no decorrer do Campeonato de atletismo que decorreu em Moscovo.

Sem comentários: