terça-feira, maio 01, 2018

“Vilkha”, o novo míssil ucraniano de 300mm pronto para produção em massa (2 vídeos)

Foi completado o teste final do novo míssil guiado ucraniano “Vilkha”. Mais de uma dúzia de empresas da corporação UkrOboronProm, bem como outras empresas ucranianas de defesa, estão envolvidas na fabricação deste sistema de mísseis, planeado para a produção em massa em 2018, escreve a página militar Armyrecognition.com

Os testes de fogo ocorreram na região de Kherson (sul da Ucrânia), na presença do Presidente da Ucrânia Petró Poroshenko e secretário do Conselho da Defesa e Segurança da Ucrânia (RNBO), Olexander Turchymov. O Presidente instruiu UkrOboronProm para começar a produção do míssil em massa já em 2018. “Por que é tão importante? Não só porque o exército ucraniano vai finalmente obter um armamento de alta precisão que aumentará substancialmente a eficiência das unidades das FAU, mas também porque o míssil “Vilkha” é produzido totalmente com os componentes ucranianos. Ninguém pode nos impedir de produzir esse armamento de alta precisão”, enfatizou o Chefe de Estado.

O “Vilkha” é um míssil de combustível sólido, com alcance entre 50 à 300 km quando disparado de um lançador autopropulsado de 9K58. Foi desenvolvido principalmente pelo Bureau estatal de engenharia “Luch” da cidade de Kyiv.

Petró Poroshenko observou que pela primeira vez a produção de novas armas de alta precisão foi organizada em um curto período de tempo. “Há apenas dois anos, o RNBO tomou a decisão de iniciar o programa de mísseis e hoje concluímos o teste. O míssil será adicionado ao arsenal”, disse o presidente. Ele lembrou que antes de 2014, as capacidades das FAU e do complexo de mísseis haviam sido destruídas, a produção havia sido eliminada.

“Pagamos um preço muito alto por isso. Agora, o inimigo conhece o potencial do complexo ucraniano de defesa industrial, do exército ucraniano. Eu posso revelar um dado específico: este míssil é 10 vezes mais preciso e, consequentemente, 10 vezes mais eficiente do que os antigos sistemas de mísseis de lançamento múltiplo que estão em operação desde o tempo da União Soviética”, disse presidente ucraniano.

O Presidente também enfatizou que novas tarefas foram definidas, incluindo o desenvolvimento de mísseis de cruzeiro. O Chefe de Estado recordou que Ucrânia, de acordo com a avaliação internacional independente, havia entrado no top 10 dos exércitos mais poderosos da Europa. “Estamos convencidos de que tais medidas aumentam significativamente nossa eficiência e nossos parceiros, incluindo os da NATO/OTAN, podem confiar firmemente na força das FAU. Assim como nos contamos com os nossos parceiros”, disse o presidente.
Ler mais
É de recordar que no dia 26 de agosto de 2016 Ucrânia efetuou 14 lançamentos de novos mísseis de alcance médio “Vilkha”. Os mísseis foram lançados às diversas distâncias, com diversos “recheios”, munidos de sensores que transmitiam a telemetria. 100% dos lançamentos foram bem-sucedidos.

Bónus

O Presidente Petró Poroshenko confirmou oficialmente o recebimento, pela Ucrânia, dos mísseis americanos antitanque Javelin (no total chegarão 37 lançadoras e 210 mísseis):
Ler mais
Estou sinceramente grato pela justa decisão de Donald J. Trump em apoio da Ucrânia, em defesa da liberdade e da democracia. Washington não apenas cumpriu nosso acordo conjunto – demonstrou liderança e [deu] um exemplo importante.

Conto com a firmeza da posição de todos os parceiros da Ucrânia, principalmente dos países do [grupo] G-7: o preço da agressão continuada contra a Ucrânia, deve continuar a crescer para o Kremlin!

... e por isso podemos revelar o seguinte:
- um dos fornecimentos foi efetuado no dia 6 de abril ao bordo de C-17 da Força Aérea dos EUA;
- alguns lançadores já foram testados;
- de momento, cerca de 6 mísseis já atingiram os seus alvos;
- sim, já estão na linha da frente, mas não são usados, e quando usados não pelas FAU;
- fotos em breve.

Foto (em cima) @Charles Rosemond na Polónia
Blogueiro: a Operação Anti-terrorista (OAT) oficialmente terminou na Ucrânia no dia 30 de abril às 14h50 (a hora exata em que o respetivo Decreto presidencial foi assinado pelo presidente Petró Poroshenko). No mesmo dia, às 14h00, se iniciaram as operações de Forças Unificadas ucranianas. A guerra russo-ucraniana já dura 4 anos completos...

Sem comentários: