quarta-feira, maio 30, 2018

Fuzilados pela compra e venda de moeda e roupa ocidental

Em 1961, três jovens soviéticos, Jan Rokotov, Vladislav Faibishenko e Dmity Yakovlev foram fuzilados, por ordem direta de Nikita Khrushev, pela compra e venda da moeda estrangeira e fartsovka (compra e venda do vestuário ocidental).
Vladislav Faibishenko (com as mãos à cabeça) e Jan Rokotov (de camisa escura) na seção do seu julgamento
Apanhados em 1960 pelo KGB, segundo a lei soviética da época, os seus “delitos” valeriam no máximo 8 anos da cadeia. Mas o líder soviético de então, Nikita Khrushev, exigiu pessoalmente uma condenação exemplar, pressionando o Procurador-geral da União Soviética, usando, para os efeitos de propaganda, as leituras públicas de cartas dos operários «indignados com a condenação branda». O seu caso foi acompanhado pela campanha absolutamente histérica da imprensa soviética. No segundo julgamento os três foram condenados aos 15 anos da cadeia, mas mesmo assim, a condenação não satisfez o líder comunista soviético. Uma vez mais Khrushev exigiu a condenação exemplar, o que aconteceu, os três jovens foram condenados à pena capital, o fuzilamento.
Jan Rokotov, no momento da sua morte com 33 anos de idade
O trio, não acreditava na realidade dos acontecimentos até o fim do seu julgamento. Nas primeiras secções eles brincavam e citavam os clássicos da comédia soviética. Um deles, Jan Rokotov, era informador de OBKhSS (o departamento de combate aos crimes económicos da polícia soviética). O seu padrasto, Timofey Rokotov (1895—1945) era o editor-chefe da revista literária soviética «Literatura internacional».
Os preços variam entre 300 à 1200 dólares
Meio século depois, nos EUA nasceu o brand de roupa jeans “Rokotov & Fainberg” (Rokotov & Fainberg Inc ©. ROKOTOFF®), com logótipo em forma de número 88 (artigo do Código Penal da Rússia Soviética de 1960 «Violação de regras de operações com divisas») e dois cartuchos em pleno voo.
Turista ocidental (?) e polícia soviético na Praça Vermelha em Moscovo, década 1960
Agora pensem, em 1961 (não em 1761) três jovens cidadãos soviéticos foram fuzilados por razões ideológicas por causa de compra e venda de divisas e roupas ocidentais. Quem é que não gostaria de viver num país assim?

Factos:
O cartaz da propaganda soviética contra as pessoas que compravam as roupas ocidentais
Durante os últimos três anos da permanência do Khrushev no posto de Secretário-geral do PCUS, devido aos “crimes económicos” na URSS foram fuzilados cerca de 5.000 pessoas. O artigo 88 do Código Penal da Rússia Soviética (na sua redação de 1960): «Violação de regras de operações com divisas» foi revogado na Rússia atual apenas em 1994. Devido ao fuzilamento dos jovens, em 1961 a União Soviética foi expulsa da União Jurídica Internacional [fonte].

Sem comentários: