quarta-feira, junho 28, 2017

Mercenários russos liquidados e capturados na região de Luhansk

No dia 24 de junho, nos arredores de aldeia de Zholobok, na região de Luhansk decorreu o combate entre o grupo de batedores russo-terroristas, afetos à dita “lnr” e as forças ucranianas da 93ª Brigada Especial Mecanizada da Guarda das FAU.     
Os quatro russo-terroristas detidos em Zholobok
O grupo russo-terrorista era chefiado pelo capitão do exército russo Aleksandr A. Sherbak “Alex”, que servia como instrutor do pelotão de reconhecimento dos terroristas. Cercando o inimigo e obtendo a superioridade tática, os militares ucranianos propuseram aos terroristas a deposição das armas, garantindo a sua segurança. O comandante e franco-atirador do grupo recusaram a proposta ucraniana e foram liquidados num combate de curta distância, embora sem uso de armas brancas, como foi noticiado por alguma imprensa.
Caderneta militar russa de Victor Ageev
Os restantes: um sapador e dois operadores de metralhadora foram detidos, um deles é cidadão russo de 22 anos [natural de Cazaquistão Victor Ageev] e morador na região de Altay.

Como troféus foram capturadas duas espingardas SVD (uma com coronha plástica, fabricada em 1994), equipamentos pessoais de fabrico recente, RPG e outros objetos.
Armas capturadas aos russo-terroristas
Neste momento os detidos foram entregues às autoridades ucranianas competentes, eles são sujeitos às ações de investigação. Os seus patrões, a organização terrorista “lnr” se recusa à reconhecer os detidos [posição dos separatistas em 25-26 de junho], chamando os de “cadetes da polícia ucraniana”, escreveu o comandante da 93ª Brigada das FAU, coronel Vladyslav Klochkov.

Confirmação indireta dos terroristas

Após o sucedido, num fórum militar apareceu a seguinte informação:
Sobre os batedores. Os rapazes estavam na posição junto ao Prishyb. Dois foram deixados em casa. Os ucranianos entraram em casa, mataram os dois à facada, de forma implacável. Cortaram lhes as gargantas. E foram esperar por outros, eles vieram e logo foram apanhados” (fonte).
No fim do dia de 27 de junho, a informação sobre a captura também foi confirmada pela página da TV “Zvezda” do Ministério da Defesa russo. A página escreveu que as FAU liquidaram dois combatentes da dita “lnr” e capturaram outros quatro “que agora sofrem a pressão tremenda para se declararem de militares russos”. Além disso, o porta-voz dos separatistas da “lnr” afirmou que os terroristas capturados são “cidadãos da lnr”.

A identidade do terrorista capturado
O passaporte russo do Victor Ageev
A jornalista ucraniana, Yulia Kirienko, publicou na sua página de Facebook alguns dados do mercenário russo capturado. As imagens ocultam a face e alguns dados do mercenário, mas sabe-se que pertencem ao Victor A. Ageev (13.09.1995), natural do Cazaquistão e morador da região russa de Altay.


Sabe-se que em 2015 Ageev foi graduado pelo Colégio Estatal de Altay (Rússia) na profissão de soldador de gás e electricidade da 3ª categoria, o secretariado do colégio confirmou ao serviço russo da rádio BBC que se lembra do estudante. Em 2015-2016, o mesmo cumpriu o SMO na unidade militar № 65246 do exército russo, situada na cidade de Novocherkask na região de Rostov. Os seus companheiros do exército russo também se lembram do Ageev. O serviço russo da BBC cita um dos ex-companheiros do Ageev, que na correspondência pessoal tinha dito que estava «sim, na Ucrânia» e que era «militar sob contrato. Pagam que basta».

Mais, a mãe do Victor Ageev, Svetlana Ageeva, reconheceu o seu filho nas imagens divulgadas por parte ucraniana. Nas suas palavras, ele falou com filho pela última vez em 30 de maio de 2017. A mãe também revelou que no dia 18 de março de 2017 o seu filho assinou o contrato com exército russo, o seu novo local de serviço era a cidade russa de Bataysk na região de Rostov, o quartel-general da 22ª Brigada Especial da Guarda do GRU do Estado-geral das FA da Rússia.

Svetlana Ageeva também disse que ninguém do comando militar entrou em contacto consigo ou com a família do militar russo capturado.

A negação oficial russa
Victor Ageev: "sirvo a Rússia!"
Como é habitual nestes casos, o Ministério da Defesa russo, negou que Victor Ageev era militar sob contrato, afeto às FA russas.


«Victor Ageev nunca passou o serviço militar sob contrato nas FA da FR. Segundo os dados de registo do MD da Rússia, Ageev serviu SMO nas forças armadas da FR, após disso, ainda em maio de 2016, passou à reserva» (Interfax).

OSINT
Na página da rede social VK, mantida sob o apelido/sobrenome nome de Popov (a sua autenticidade foi conformada à BBC por seus amigos), Ageev informou em 1 de abril de 2017 que assinou o contrato militar. Na rede VK, Ageev pertencia à comunidade russo-terrorista de “4ª Brigada Especial Motorizada da NM da lnr”.


Nesta mesma página e também com o seu nome real, mas na rede social “OK”, Ageev publicou, em abril de 2017, algumas fotos com a simbologia de batedores militares, além de fotos nas posições, armado e sem os sinais de identificação.

Sabe-se que o prazo mínimo de serviço no exército russo é de 2-3 anos para os soldados rasos e de 5 anos para os furriéis e oficiais. No fim de 2016, na Rússia foi adotada a lei que permite aos militares celebrar os “contratos de curta duração”, mas somente no período de “circunstâncias extraordinárias” ou no decorrer de operações “de manutenção ou restabelecimento da paz”.

Blogueiro: optando por negar a pertença do Victor Ageev às FA russas e insistindo na sua pertença à organização terrorista “lnr”, as forças russo-terroristas condenam o mercenário russo às longas penas prisionais. Sendo militar russo, ele facilmente seria elegível à uma troca de prisioneiros. Esquecido pelos seus, automaticamente se torna mercenário, combatente ilegal, e não será abrangido nas trocas dos POW. Como tal, poderá passar anos, senão décadas nas cadeias da Ucrânia, trocar os melhores anos da sua juventude pelo “pagamento que basta”, mas de curta duração. Envelhecer nas quatro paredes nada cómodos, sofrer, vendo o céu aos quadradinhos, na companhia de outros mercenários e terroristas russos e estrangeiros. 

Sem comentários: