segunda-feira, junho 26, 2017

Exposição fotográfica “Promka” no Porto e em Lisboa

Nos dias 3 à 15 de julho no Porto, e de 24 de julho à 4 de agosto em Lisboa, decorrerá a exposição fotográfica do fotógrafo militar ucraniano Lesko Kromplitz, dedicada às forças ucranianas que defendem a zona industrial de Avdiivka, conhecida na gíria militar como “Promka”.
A exposição inclui 30 fotos à preto-e-branco e cerca de 20 retratos dos combatentes, tirados com a câmara fotográfica do tipo Polaroid, na região mais perigosa da linha da frente do conflito na Ucrânia, na zona industrial da cidade de Avdiivka. A mensagem principal desta exposição é mostrar as circunstâncias em que os militares ucranianos protegem não só a Ucrânia – mas a toda a fronteira leste da Europa. O projeto fotográfico «Promka» já foi exibido em várias capitais europeias, nomeadamente Genebra, Zurique, Munique e Varsóvia, no futuro próximo será levado ao Reino Unido e aos EUA.
Locais e datas:

Porto: de 3 à 15 de julho no Biblioteca Municipal Almeida Garrett, rua Entrequintas, № 328 no Porto
Lisboa: de 24 de julho à 4 de agosto no Largo de São Domingos 11, 1150-320 em Lisboa.
A exposição foi organizada por iniciativa dos jovens ucranianos que estudam e trabalham em Portugal e com o apoio de Consulado da Ucrânia no Porto e embaixada de Ucrânia em Lisboa (obrigada especial à embaixadora da Ucrânia em Portugal, a Sua. Excia. Sra. Inna Ohnivets).

Durante a exibição irá decorrer o diálogo dos visitantes com o autor das fotos, o fotógrafo de guerra ucraniano, Lesko Kromplitz.

Sem comentários: