segunda-feira, junho 12, 2017

Ucrânia expande a oferta da manutenção e revisão de aeronaves

Recentemente, a indústria da aviação mostrou os sinais de franca recuperação, com previsões consideráveis ​​de demanda crescente na próxima década em regiões como a Ásia-Pacífico e Médio Oriente. Nessas regiões opera um grande número de aeronaves produzidas na Ucrânia e nos países da ex-União Soviética. Neste momento Ucrânia expande a sua oferta da manutenção e reparação destas aeronaves, oferecendo os contratos de antecipação.
A manutenção e reparação de aeronaves comerciais e militares é um requisito essencial para o transporte seguro de passageiros, tropas ou carga. Na Ucrânia, o papel principal na manutenção e reparação da aeronave desempenha a empresa estatal «PLANTA 410 da Aviação Civil» (SE PLANT 410 CA).

A empresa SE PLANT 410 CA, que faz parte da corporação da indústria de defesa ucraniana, “UkrOboronProm” é uma das principais empresas do cluster de aviação da Ucrânia, especializada em serviços de manutenção e reparação profunda de aeronaves e dos seus componentes, reparos e serviços de revisão de aeronaves comerciais.
Até hoje a SE PLANT 410 CA já efetuou a revisão de mais de seis mil aeronaves e quarenta mil motores de aviação. A empresa ocupa uma área de mais de 236.000 m², se situando no Aeroporto Internacional de Kyiv (Zhuliany). A área de produção está equipada com as ferramentas tecnológicas, ferramentas e equipamentos necessários e compõe mais de 170.000 metros quadrados, destinados exclusivamente aos serviços de revisão.

A empresa pode realizar e realiza um ciclo de trabalho completo de revisão das aeronaves An-24, An-26, An-30, An-32 e motores de aviação D-36 da série 1, 1A, 2A das aeronaves Yak-42, An-72, An-74, reparação e restauração de diversos elementos de aviónica.
No desempenho de obras de revisão, modernização, reequipamento e manutenção de aeronaves como Antonov, a fábrica possui certificados de comissões interestaduais de aviação, Autoridade nacional de aviação da Ucrânia, o certificado de conformidade das autoridades da aviação russa. O sistema de qualidade da fábrica é certificado de acordo com os padrões internacionais da série ISO, e também do complexo aeroespacial AS / EN. Tendo em conta, que executa as reparações de aviões militares, a fábrica possui o certificado do padrão NATO/OTAN – AQAP 2120 e também a licença do Ministério da Política Industrial para a reparação da aviónica de aviação militar.
Uma das suas atividades em crescimento é a realização do programa de manutenção e reparo de helicópteros produzidos na ex-URSS. A empresa realiza a restauração profunda, substituição de motores e modernização dos helicópteros médios de dupla turbina Mil Mi-8, civis e também militares, afetos às Forças Armadas da Ucrânia. O projeto é realizado em conjunto com a empresa ucraniana Motor Sich, a produtora dos motores da série dos helicópteros Mil Mi.

A SE PLANT 410 CA também completou com êxito a revisão e modernização do helicóptero MI-8MSB (que servirá de unidade de ambulância) que recebeu o motor avançado TV3-117VMA-SBM1 e aviónica, desenvolvidos pela Motor-Sich. Atualmente, três outros helicópteros Mi-8T estão sendo submetidos a revisão e modernização.
As Forças Armadas da Ucrânia, a Guarda Nacional e a Guarda-fronteira também são clientes da empresa SE PLANT 410 CA. Em 2016, a fábrica reparou 6 aeronaves, destinados ao uso dos clientes nacionais da “UkrOboronProm”.

A SE Plant 410 CA é uma empresa líder na Ucrânia, fornecendo revisão de motores D-36 das aeronaves de transporte militar An-72, em serviço da Guarda Nacional da Ucrânia e Guarda-fronteira. Os mesmos motores são usados pelas aeronaves An-74 e Yak-42, operadas em diversos outros países.

O coletivo da fábrica despende enormes esforços na preparação para a certificação de normas e regras da organização europeia em matéria de segurança em aeronaves EASA (PART-145, PART-147, PART-66, PART-M). Isso permitirá diversificar a sua oferte de serviços, atendendo não apenas os aparelhos Antonov, mas realizando os serviços de manutenção de aparelhos de fabricação estrangeira. A empresa já possui alguns desses clientes. O serviço de manutenção já foi efetuado em mais de 15 aeronaves Boeing-737. A fábrica também recebe os aviões MD-80, MD-82 e MD-83.
Os principais clientes estrangeiros da SE PLANT 410 CA são Índia, Cazaquistão, Bangladeche, Hungria, entre outros países. Nos últimos dois anos, as exportações aos países estrangeiros aumentaram duas vezes, de UAH 168,4 milhões UAH (6,47 milhões de USD) em 2014 até 345,3 milhões UAH (13,26 milhões de USD) em 2016, escreve Defence-blog.com

Sem comentários: