segunda-feira, junho 05, 2017

Montenegro se torna 29º membro da NATO

Montenegro se tornou o 29º membro da NATO. A cerimónia oficial foi realizada em 5 de junho, em Washington, no Departamento de Estado dos EUA. Uma decisão simbólica em termos práticos, mas de uma importância vital para garantir a soberania e independência desta nação balcânica. 
No dia 2 de junho de Montenegro introduziu o regime de sanções contra 149 cidadãos da Rússia e da Ucrânia (entre os separatistas) envolvidos na crise ucraniana. A lista foi compilada na base em uma lista similar da UE e incluiu o vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin, o Secretário do Conselho de Segurança Nikolai Patrushev, o líder regional da Chechénia, Ramzan Kadyrov.

Nas vésperas da adesão formal, o Ministério russo dos Negócios Estrangeiros emitiu uma declaração em que ameaça o país com as consequências pela sua decisão soberana: “À luz da linha hostil das autoridades montenegrinas (Sic!), o lado russo reserva-se o direito de responder com base na reciprocidade”.

A Procuradoria do Montenegro acusa os cidadãos russos Eduard Shirokov e Vladimir Popov em uma tentativa de organizar o golpe do Estado no país em outubro de 2016. Os conspiradores da federação russa e da Sérvia, planeavam matar o primeiro-ministro Milo Djukanovic para tentar impedir a entrada do país na NATO. Em fevereiro de 2017, o Procurador Especial de Montenegro declarou abertamente que os serviços secretos russos estavam ligados diretamente à essa conspiração.
O novo padrão da uniforme militar montenegrino: faça um click na imagem
O último alargamento da NATO teve lugar em 2009. Na altura Croácia e Albânia se juntaram à Aliança Atlântica. Os próximos membros da NATO serão Geórgia e Ucrânia.

Sem comentários: