quinta-feira, junho 29, 2017

Ubre Blanca: o milagre lácteo da vaca socialista cubana

Desejoso de mostrar a alegada superioridade do socialismo cubano, o camarada Fidel Castro colocou perante os técnicos agrícolas do seu país a tarefa ambiciosa – levar Cuba ao primeiro lugar do mundo em produção de leite por cabeça de vaca.

Assim, a tarefa de alcançar o recorde foi estabelecida. Mas era preciso contratar os especialistas. Fidel não quis chamar os técnicos da União Soviética, os “sucessos” da URSS em criação de gado não convenciam o el comandante. Por isso, convidou os especialistas do Canada, país profundamente neoliberal e capitalista.

Após estudar o terreno, os canadenses emitiram o seu veredicto: o país pode chegar aos recordes no domínio de produção leiteira. Para isso era preciso ter o clima perfeito, os solos ideais, alimentação e vitaminas ideais, perfeitas condições sanitárias, vacinação e cuidados médicos perfeitos, os equipamentos perfeitos, as condições ideais de instalações, e assim por diante... Os canadenses também estimaram os custos, o Bureau Político se engasgou, suspirou amargamente, percebendo que os recordes terão que esperar.

Até que o camarada Fidel teve uma ideia socialista, se não era possível criar uma indústria, então se pode criar uma única vaca recordista! O alto custo do embuste não importava, o Partido Comunista e o povo cubano não se importariam em gastar para “americano ver”, a principal coisa é conseguir recorde! Mostrar ao mundo que em Cuba, graças à liderança de partido comunista e da política de construção do socialismo real, é alcançada a melhor produção de leite do mundo.

Os especialistas canadenses receberam uma fortuna com apenas uma única demanda – alcançar o recorde! Embora numa única vaca. Canadenses assim prometeram – levaremos uma única vaca ao recorde, mas nem pensar os 10 milhões de bovinos.

O partido significa sucesso e vitória. O recorde de produção de leite foi conseguido em menor tempo possível. A vaca chamada Ubre Blanca (Úbere Branca; 1972 – 1985) foi escolhida com todo o cuidado entre milhares de bezerros recém-nascidos, comparados por peso, pedigree, testes da resistência. Finalmente, na cidade de Nueva Gerona foi achada a vitela perfeita (más línguas dizem que na realidade foi trazida do Canada, mas nem cubanos, nem canadenses confirmam estes rumores imperialistas).
A jovem vaca foi preparada para alcançar o recorde. E, graças aos métodos socialistas de gestão, o recorde mundial foi estabelecido! Ubre Blanca conseguiu 100 litros de leite delicioso por dia. Enquanto a produção média de leite nos EUA era menos de 60 litros diários por cada vaca. E quando a nossa celebridade conseguiu 109,5 litros por dia, toda a Cuba estava comemorando esta grande conquista socialista!

O recorde mundial de Ubre Blanca até hoje não foi quebrado, por mais que os imperialistas tentassem. Nenhuma vaca, desde então, produziu 109,5 litros por dia. Assim, o socialismo criativo derrotou o capitalismo decadente, e os grandes cineastas do mundo, como Oliver Stone, se amontoavam na fila para filmar a grande estrela cubana.

Como conseguiram alcançar o recorde?

Na verdade, Ubre Blanca era única vaca cubana que vivia numa sala com ar condicionado, separada da rua pelo corredor também climatizado. A temperatura estável era mantida 24/24 horas 365 dias ao ano, ninguém se preocupava com os custos de energia elétrica.

Os alimentos e até água (!) da vaca recordista eram trazidos do Canada. Ubre Blanca geralmente passeava sozinha, para que os outros bovinos não pudessem a ferir, acidentalmente. A vaca era constantemente vigiada por um pelotão de forças especiais (para que CIA não raptar a recordista, nunca se sabe os planos dos inimigos da revolução).
A vaca era cuidada por uma equipa de 5 pessoas, dedicada à Ubre Blanca em regime de exclusividade. Diariamente eram feitas as análises da sua urina e fezes, a quantidade de alimentos era calculado até último grama, bem como a quantidade de vitaminas, a qualidade da água. Os equipamentos usados em Ubre Blanca não eram usados em nenhuma outra vaca. O camarada Fidel que visitava a vaca regularmente, tinha que apagar o charuto, antes de cruzar o limiar do seu palácio.

É assim o socialismo derrotou os inimigos do progresso

Quando a recordista morreu em 1984, a primeira página do órgão do Comité Central de partido comunista de Cuba, jornal “Granma”, publicou um obituário solene: “Descanse em paz, querida Ubre Blanca, você nos deixou, mas a revolução é imortal!” Obituário ocupou toda a primeira página do jornal, igual quando a morte do camarada Estaline ou camarada Brezhnev.
Um monumento de mármore branco, ao estilo de “realismo socialista” foi erguido na cidade natal da heroína da revolução. Ubre Blanca olha ao céu. O seu olhar reflete a profundidade do espaço cósmico e o sonho de tempos mais felizes, quando o socialismo triunfará em redor do mundo e a produção de leite de 109,5 litros por dia será a coisa comum. Taxidermistas cubanos também empalaram e colocaram o seu corpo em uma caixa de vidro com ar controlado, no átrio do Centro Nacional de Veterinária, nos arredores de Havana, onde ainda permanece.
Desde então, o número de vacas em Cuba entrou em colapso. Hoje, existem apenas 4,5 milhões de vacas – enquanto em 1980 eram 10 milhões. A produção de carne per capita caiu em 50%, comparando com 1980, de leite também. Mas o povo cubano, e os amigos do socialismo, se lembram da vaca cubana que estabeleceu o recorde mundial de produção de leite que ainda não foi alcançado por nenhum país capitalista. Victoria o muerte!

Na primeira imagem — o selo cubano em memória da Ubre Blanca.
Ver o filme trilíngue no YouTube: em espanhol com legendas em inglês e francês.

Sem comentários: