quarta-feira, junho 14, 2017

Senado dos EUA aprova novas sanções russas

O Senado dos EUA aprovou, por maioria esmagadora de 97 vs 2 votos, o novo projeto-lei que introduz as novas sanções contra federação russa.
As novas medidas são apresentados em forma de uma emenda ao projeto de lei sobre as sanções contra Irão. No documento, existe uma disposição que não permite que o presidente Donald Trump enfraquece ou revogue as medidas decididas, sem a aprovação do Congresso.

As sanções ditam a redução das margens máximas de financiamento de mercado dos bancos russos até o prazo máximo de 14 dias e até 30 dias para as empresas da indústria petrolífera e de gás. Além disso, no prazo de 180 dias após a introdução destas alterações, o chefe da Secretaria das Finanças apresentará ao Congresso o relatório sobre as possíveis consequências de aplicação de sanções sobre a dívida soberana da Rússia.

Agora, o projeto da lei irá ao Congresso, da onde, após aprovado, será encaminhado à assinatura do presidente americano.

A principal diferença entre este pacote de sanções das sanções anteriores, é que agora as sanções foram aprovadas na forma da lei, e não na forma de uma decisão do presidente Obama que Trump poderia cancelar ao qualquer momento.
A queda espetacular do brent no dia de hoje
A julgar pela decisão praticamente unânime do Senado, a lei das sanções adicionais contra a Rússia tem uma excelente oportunidade para ser aprovada pela Câmara dos Representantes. E Donald Trump dificilmente terá coragem de a vetar, pois caso contrário todas as suspeitas sobre tentativas do seu complô com Putin receberão a sua confirmação.

Sem comentários: