quinta-feira, setembro 15, 2016

DakhaBrakha: a beleza da música étnica moderna ucraniana em Lisboa

No dia 22 de Setembro no Teatro da Trindade (INATEL, Lisboa) às 21:30 irá atuar a experimental banda étnica ucraniana DakhaBrakha, cujo trabalho ficou conhecido muito para além das fronteiras da Ucrânia. A banda foi fundada em 2009 como resultado da colaboração entre jovens músicos e diretor teatral Vlad Troitsky.
A banda rapidamente ganhou a fama mundial e em pouco tempo percorreu os maiores festivais musicais do mundo, começando pela Austrália e terminando por Emirados Árabes Unidos: Womad, WOMEX, Sziget, Fusion, Globalfest, Helsinki Festival, Med, Mundial, Oslo World Music Festival, Pohoda, Rudolstadt, Cinars, Dublin World Music Festival, Ethno Port, etc.


O espírito vivo nas composições de DakhaBrakha, sinceridade infantil e franqueza dos participantes, acompanhados por som de mós da sociedade moderna – na verdade, é isto que é a metafísica, o extrato do sol, o sal da terra.
O nome parece impronunciável (significa “dar e levar”) como uma formula diretamente saída de um conto de fadas. Um homem e três mulheres vindos da Ucrânia e vestidos com trajes tradicionais. Com os seus cantos polifónicos e toucas na cabeça, eles misturam a tradição com a modernidade. Um dos grandes fenómenos dos últimos anos no circuito da world music, o quarteto ucraniano DakhaBrakha, parte de melodias tradicionais do seu país recolhidas em aldeias onde sobrevivem algumas dessas expressões quase esquecidas, pervertendo-as depois com um amplo dicionário de outras músicas resgatadas às mais variadas geografias – o chamam de «caos étnico». Tão bela quanto estranha, esta súmula desafia classificações e tanto assenta em harmonias vocais feéricas como toma caminhos de um transe eminentemente físico (fonte).
@blogue luso-ucraniano Beleza Ucraniana

Sem comentários: