sexta-feira, setembro 23, 2016

Aprovada a nova lei americana H.R. 5094 “STAND for Ukraine”

O Congresso dos EUA votou unanimemente a Lei H.R. 5094, “Ata de Estabilidade e Democracia para Ucrânia”, também conhecida como ata “STAND for Ukraine”. A sua importância é absolutamente vital para restabelecer a soberania da Ucrânia sobre a Crimeia.

A nova lei prevê que nenhuma agência federal deve tomar qualquer ação ou estender qualquer assistência que reconhecem a soberania russa sobre Crimeia, o seu espaço aéreo, ou as suas águas territoriais. O Gabinete de Publicações Governamentais (Government Publishing Office) não deve imprimir qualquer documento indicando Crimeia como parte da Federação Russa (Rússia).

As sanções americanas previstas nas ordens executivas №№ 13660, 13661, 13662 (bloqueio de propriedade das pessoas que contribuem para a situação [atual] na Ucrânia) e 13685 (bloqueio de propriedade de pessoas que contribuem para a situação [atual] na região da Crimeia da Ucrânia) permanecerão em vigor (aos seus violadores serão aplicadas as sanções civis e criminais) até que o Presidente assegurar ao Congresso que: 
  • a soberania da Ucrânia sobre a Crimeia foi restaurada, ou
  • o estatuto da Criméia foi resolvido para a satisfação de um governo democraticamente eleito da Ucrânia.
A nova Lei ainda obriga o Presidente dos EUA: 
  • usar a influência dos EUA para adoção pela NATO de uma política que se opõe à transferência de artigos e serviços de defesa para a Rússia, enquanto a Rússia ocupa o território da Ucrânia ou de um membro da NATO, e
  • dirigir as agências dos EUA apropriados para monitorar e identificar as transferências efectuadas pelos membros da NATO de artigos de defesa e serviços para a Rússia.
O que significa a nova lei na prática? 
  • a Lei aplica as sanções contra Rússia como uma medida permanente;
  • é proibido o reconhecimento da Crimeia como parte da federação russa por qualquer entidade estatal americana;
  • qualquer Presidente americano é obrigado seguir a Lei na sua totalidade;
  • é proibido apresentar Crimeia como a parte da federação russa nos mapas;
  • serão castigados todos aqueles que tentarão violar as sanções usando os terceiros, estes terceiros também serão castigados;
  • os EUA vão vigiar as mídia para evitar que que as autoridades russas as possam subornar, assim como controlar o possível suborno dos políticos por parte das autoridades russas;
  • as sanções podem ser apenas reforçadas e não afrouxadas;
  • após o endurecimento de sanções nenhum presidente poderá afrouxa-las.
Para entrar em vigor a nova Lei deve ser aprovada pelo Senado e assinada pelo presidente. A validade da lei é de cinco anos à partir da data da sua entrada em vigor, mas o regime de sanções norte-americanas é intemporal e pode ser apenas cancelado pelas autoridades caso sejam reunidas as condições adequadas.
A manif dos sindicatos americanos em apoio do direito de emigrar dos judeus soviéticos, cidade de Nova Iorque
Pouca gente entenderá hoje a importância da nova lei, no entanto ela é absolutamente fundamental. É uma espécie de nova emenda Jackson-Vanik que foi aplicada contra a URSS em 1974 e só foi levantada em relação à Rússia em dezembro de 2012 (!). Em 1974 a URSS dificultava ou proibia injustamente a saída livre de seus cidadãos e os EUA aplicaram à União Soviética (e todas as outras ditaduras) a Lei que limitava as relações financeiras e comerciais com os Estados Unidos. Quarenta e dois anos depois, uma lei semelhante é aplicada à Rússia pela ocupação e anexação do território da Ucrânia. A história ensina apenas uma coisa: Rússia nada aprende com a sua própria história.

Sem comentários: