sexta-feira, setembro 23, 2016

Made in Ucrânia: a retroescavadora blindada KrAZ-5233 (PZM-3)

A nova máquina especial PZM-3 foi desenvolvida e produzida na Ucrânia em estreita cooperação entre a Fábrica de Comboios de Kriukov (KVSZ) e a construtora KrAZ. A PZM-3, também chamada de KVSZ-4003, foi montada na base do camião KrAZ-5233HE e projetada para as necessidades das Forças Armadas da Ucrânia e os potenciais clientes estrangeiros.
A retrorescavadora blindada PZM-3 (ou como é chamada na sua especificação técnica “maquina de valas e trincheiras”) foi projetada para a abertura de trincheiras, poços e valas em solos de diferentes tipos e categorias, bem como o meio de proceder a limpeza, nivelamento, movimentação de terra. A nova retroescavadora pode ser utilizada para reforçar as trincheiras e para abrir e tapar as diversas cavidades e buracos, para efetuar a limpeza das estradas no inverno, bem como para obras de melhoramento, cabeamento de redes de energia e linhas de comunicação e construção de outros objectos de valor.
O mecanismo de elevação da PZM-3 permite realizar as operações independentes de elevação e levantamento de pesos e objetos, e fornece o esforço de tracção necessária de escavação de trincheiras e valas em terrenos congelados e pantanosos. A retroescavadora está equipada com um sistema de controlo remoto o que permite à PZM-3 ser operada remotamente. A máquina é capaz de operar em ambientes atmosféricos muito adversos: em condições de tempo, da clima e de acessos extremos, em todo o tipo de estações, com as temperaturas que podem varias entre –40ºC à +40°C e com a humidade relativa até 98%.
A fórmula do chassis especiais usada pela PZM-3 é de 4x4 de desenho original, além disso, a cabine, compartimento do motor e tanque da máquina são blindados. A configuração da nova retroescavadora pode ser personalizada mediante a solicitação do cliente (ler mais em inglês; ucraniano).

Ver apresentação de outros camiões militares da KrAZ (12´11´´):

Sem comentários: