sábado, setembro 17, 2016

Foguete europeu com motor ucraniano coloca em órbita satélites do Google

No dia 16 de setembro, do cosmódromo Kourou na Guiana Francesa, o foguete Vega (voo vv07) equipado com motor ucraniano RD-843 colocou em órbita 4 satélites do Google e um peruano, informa o serviço de imprensa da Agência Estatal Espacial da Ucrânia (DKAU).
O foguete europeu ligeiro de transporte de classe Vega levou à órbita o primeiro satélite peruano PerúSAT-1 (construído pela Airbus Defence and Space) e os satélites SkySat-4, 5, 6, 7 para o operador americano Terra Bella, pertencente ao Google. O foguete Vega foi criado pela Agência Espacial Europeia (ESA) em cooperação com Agência Espacial Italiana (ASI).
O motor ucraniano RD-843 criado especialmente para o projeto Vega
O motor de marcha RD-843 para o 4º estágio do foguete Vega foi desenvolvido no Bureau de Construção Yuzhnoye e fabricado na EE Fábrica de Construção de Maquinaria “Yuzhmash”, ambos da cidade ucraniana de Dnipro.

Este lançamento foi o sétimo no âmbito do programa Vega e primeiro em 2016, escreve Newsru.ua.

O projeto ucraniano Mars Hopper é distinguido pela NASA

Em maio de 2016, o projeto ucraniano Mars Hopper ganhou o concurso mundial da NASA “SpaceApps Challenge” na indicação de People's Choice Awards.
O conceito do projeto ucraniano Mars Hopper
O conceito do projeto consiste em lançamento na Marte do avião que funcione na base do gelo seco com o stock suficiente nas zonas polares daquele planeta. Pretende-se que o aparelho ucraniano “salte” na superfície da Marte, recolhendo, durante os seus pousos, o combustível e fazendo as observações científicas durante os voos. A comunidade espacial gostou o projeto ucraniano, em primeiro lugar, por causa de proposta inovadora de utilizar os recursos de um outro planeta do nosso sistema solar.

Sem comentários: