sábado, julho 21, 2018

Ucrânia permite que Holanda inicie o processo criminal no caso de abate do voo MH-17

O Presidente da Ucrânia Petró Poroshenko assinou a lei sobre a ratificação do acordo com os Países Baixos da cooperação judicial internacional, que dará o direito à Holanda de organizar o processo no caso do abate do Boeing-777 do voo MH-17 na Donbas em 2014, informou o Presidente ucraniano.

Ler mais
O acordo de julho de 2017 foi assinado pelo ministro da Justiça da Ucrânia, Pavló Petrenko, e pelo ministro da Segurança e Justiça dos Países Baixos, Stef Blok. Como explica o Ministério da Justiça da Ucrânia: “o documento assinado estipula que a Holanda tem competência para julgar as pessoas por crimes relacionados com abate do avião do voo MH-17”.

Ler mais
O documento também estabelece que a acusação judicial de suspeitos ocorrerá num tribunal holandês – provavelmente em Haia.

Além disso, o acordo permite as audiências no modo de videoconferência. Aqueles que não podem ser extraditados para a Holanda, cumprirão as penas de prisão na Ucrânia. O Parlamento da Ucrânia ratificou o mesmo documento em 12 de julho de 2018, adotando a lei correspondente.
Os ditos "separatistas" à procura de algo valioso no local da queda do voo MH17
“Presidente Petró Poroshenko assinou a lei “Sobre a ratificação do Acordo entre Ucrânia e o Reino dos Países Baixos em matéria de cooperação jurídica internacional contra crimes relacionados ao abate da aeronave do MH-17 de Malaysian Airlines em 17 de julho de 2014” e “Sobre a implementação do acordo entre Ucrânia e o Reino dos Países Baixos em matéria de cooperação jurídica internacional em crimes relacionados ao abate do voo MH-17 da Malaysian Airlines em 17 de julho de 2014”, informa a página do presidente ucraniano.

Ler mais
De acordo com o serviço de imprensa, a ratificação assegura a cooperação entre as autoridades competentes de ambos os países, define o procedimento e peculiaridades de desempenho das ações processuais específicas no âmbito de acordos para realizar um processo criminal eficaz de condenação judicial de pessoas envolvidas no abate da aeronave, no âmbito do sistema judicial dos Países Baixos.
Em particular, a lei define as características de entrega da Ucrânia à Holanda do processo criminal e a execução do pedido das autoridades competentes dos Países Baixos em assegurar a participação de um determinado acusado no processo judicial no território da Holanda em regime de videoconferência.

Sem comentários: