terça-feira, dezembro 20, 2016

Tamara Riabosapko (1922-2016): ucraniana, fugiu dos GULAG´s soviéticos para São Paulo

Em 1943, sob a sombra dos campos soviéticos de trabalho forçado, o casal Tamara [Andreicenko Riabosapko] e Nicola [Riabosapko] fugiu com a filha bebê da Ucrânia. Foram parar em um campo de refugiados na Áustria, onde conviveram com as explosões de bombas nos arredores e com o preconceito.

por: Paulo Gomes (São Paulo, Folha)

Grávida da segunda filha e com fome, deparou-se com uma vendedora de maçãs numa estação de trem. Viu o cesto cheio e pediu uma – negada. Apontou outra, no chão. A mulher fez não com a cabeça. A família seguiria para a Itália. Em Roma, Nicola vendeu chocolates e cigarros nas ruas, e Tamara trabalhou em casas de famílias.
As dificuldades deste período marcaram a jovem. Pelo resto da vida, trabalharia duro e seria uma pessoa generosa com os necessitados. Não raro, emprestava dinheiro para pessoas próximas que passavam por dificuldades.

Terminaram a rota de fuga pegando um navio para Buenos Aires, mas a mulher adoeceu e desceram no Rio, onde viram pela primeira vez coisas como banana e café. No início, Tamara tinha medo daquele líquido preto.
Atrás de emprego, foram para São Paulo, em 1946. Viveram no depósito de um posto de gasolina, e ela passou a vender, nas feiras e de porta em porta, as roupas que a dona de uma pequena confecção produzia.
Com a filha Halina em maio de 2016
A renda a permitiu abrir um pequeno comércio, um armarinho [de consertos de roupa] ao qual se dedicou até o fim da vida. Mesmo no dia em que nasceu a terceira filha, Tamara trabalhou. Morreu no dia 8, aos 94, após uma pneumonia. Deixa as filhas, a professora Elena Riabosapko [1943 ?], Halina Riabosapko David [1944 ?], Natalia (em memória), quatro netos e cinco bisnetos.
*** 

Tamara Andreicenko Riabosapko
Emigração ao Brasil: 1946, via Rio de Janeiro, Brasil
Casada; apátrida: viajando com filhos
Data de nascimento: 7 de julho de 1922
Local de nascimento: cidade de Rivne (Volyn)
Nome do pai: Andrea Andreicenko
Nome da mãe: Eugenia Badzian Andreicenko

Nicola Riabosapko
Emigração ao Brasil: 1946, via Rio de Janeiro, Brasil
Casado, apátrida
Data de nascimento: 6 de dezembro de 1902
Local de nascimento: cidade de Rivne (Volyn)
Nome do pai: Ignazio Riabosapko
Nome da mãe: Orpina Kluj Rabosapko

Sem comentários: