sexta-feira, novembro 16, 2018

Testemunhas de Jeová detidas e presas na Crimeia ocupada

Na cidade de Dzhankoy na Crimeia ocupada, os oficiais do FSB revistaram as casas e detiveram as pessoas acusadas de participar na organização religiosa Testemunhas de Jeová, proibida na Rússia desde abril de 2017, informa Crimeia Reality.
A proibição das Testemunhas de Jeová na URSS e na Rússia
Foi detido Sergey Filatov, o chefe do grupo regional local de “Testemunhas” – “Sivash” – oficialmente registado na Crimeia ocupada em 2015 e liquidado em 2017, após a proibição das “Testemunhas de Jeová” na federação russa. Sergey Filatov é acusado na “organização de uma entidade religiosa extremista” (sob abrigo da 1ª parte do artigo 282.2 do Código Penal da federação russa).
As Testemunhas de Jeová no seu exílio forçado na Sibéria, cerca de 1951
A imprensa/mídia russa afirma que o processo criminal foi aberto contra Filatov, e “todas essas pessoas [presas] estavam de alguma forma relacionadas com os serviços secretos ucranianos (Sic!), pelo menos eram coordenados pelo Centro de Testemunhas de Jeová em Kharkiv”. Embora na realidade o centro administrativo ucraniano das Testemunhas de Jeová está localizado na aldeia de Bryukhovychi, na região de Lviv.
O convite à uma palestra pública das Testemunhas de Jeová na cidade de Lviv,
na Ucrânia Ocidental, em 29 de março de 1911
Em 20 de abril de 2017, o Tribunal Supremo / a Suprema Corte da Rússia, tomou a decisão de proclamar o “Centro da Gestão de Testemunhas de Jeová na Rússia” como uma organização extremista. De acordo com os dados do Centro russo dos Direitos Humanos Memorial, desde abril de 2017 na Rússia foram perseguidos judicialmente 39 “Testemunhos de Jeová”. Em agosto de 2018, o Centro Memorial reconheceu 29 deles como presos políticos e apelou à sua libertação imediata.
As Testemunhas de Jeová deportadas da Letónia após a ocupação do país pela URSS

Sem comentários: