terça-feira, novembro 20, 2018

RIP barão Eduard von Falz-Fein

No dia 17 de novembro morreu tragicamente em Liechtenstein o barão Eduard von Falz-Fein, um mecenato e desportista, nascido na Ucrânia em 1912 e sobrinho do fundador da reserva nacional ucraniana Askania-Nova.

Agrónomo pela profissão, o barão Eduard von Falz-Fein foi desportista e ativista do Movimento Olímpico Europeu. Nascido na região ucraniana de Kherson, ele ofereceu ao seu país natal várias obras-primas de pintura e outras obras de arte. Foi uma figura pública que fez muito para divulgar Ucrânia no mundo.
A Radio Liechtenstein, que informou sobre a morte do barão na manha do dia 19 de novembro, menciona como seus feitios especiais a criação do Comité Olímpico do Liechtenstein e a participação de Liechtenstein nas Olimpíadas de Inverno de 1936 – “devido aos seus laços profissionais e familiares com o COI”.

O jornal “Vaterland”, publicado no principado, informa, na sua edição matinal de 16 de novembro de 2018 sobre um incêndio “numa casa familiar em Vaduz”, mostrando a foto do espaço atingido pelo incêndio. Mas não menciona nem o nome da vivenda (Askania-Nova) atingida, nem o nome da vítima.
A edição online de Vaterland já confirmou a morte do barão
A informação da morte do barão foi confirmada pelo seu guardião legal Adolf Hib. Segundo Hib: “as causas do incêndio ainda não foram esclarecidas, o caso é investigado pela polícia criminal”. O barão Falz-Fein estava acamado durante vários anos, no momento do incêndio ele estava sozinho em casa.
Ucrânia possui o maior deserto europeu
Como recorda Artur Rudzicki, que foi um dos primeiros à informar sobre a morte do mecenato ucraniano, barão Falz-Fein possuía várias distinções estatais atribuídas pela Ucrânia. Última dos quais foi a Ordem do Yaroslav Mudry, do 4º grau (24 de agosto de 2012) – “pela sua contribuição pessoal significativa para o fortalecimento da autoridade internacional da Ucrânia, popularizando o seu património histórico e conquistas modernas e por ocasião do 21º aniversário da independência da Ucrânia”.

Sem comentários: