sexta-feira, novembro 16, 2018

Saques e pilhagens soviéticas na Alemanha pós-II G.M.

Além de violações em massa, o Exército Vermelho notabilizou-se na Alemanha pós-II G.M. com saques e pilhagens em massa. Cerca de 50.000 viaturas, milhares de motas e bicicletas foram “libertadas” pelos “libertadores” soviéticos.
Foto de arquivo: uma viatura alemã saqueada é carregada num avião militar soviético
As viaturas ligeiras alemãs maravilhavam, com a suas perfeição e conforto, a imaginação dos cidadãos do “país mais avançado do mundo”, onde antes da II G.M. para comprar uma viatura era preciso pedir a permissão ao Estado.
Foto de arquivo: uma bicicleta é saqueada à uma mulher alemã pelo militar soviético
De acordo com os dados oficiais soviéticos, na zona de ocupação soviética da Alemanha, apenas em 1945 as autoridades soviéticas confiscaram e enviaram à URSS os 60.149 pianos, 458.612 rádios, 188.071 carpetes, 841.605 elementos de mobília, 264.441 relógios de parede e de mesa, 6.870 vagões de papel; 588 vagões de loiça; 3.338.648 pares de calçados civis, 1.203.169 casacos femininos e masculinos, 2.546.919 vestidos, 4.618.631 peças de roupa interior, 1.053.503 chapéus e bonés; 154 vagões de de peles, tecidos e lã. Os bens, na sua generalidade, foram distribuídos, à troco de uma pequena taxa entre os membros da nomenclatura soviética e oficiais superiores do exército. Os documentos do departamento de troféus do RKKA incluem também 1,2 milhão de casacos masculinos e femininos, 1 milhão de chapéus e 186 vagões de vinho (fonte).
Marechal Zhukov, um dos saqueadores soviéticos mais notáveis

3 comentários:

Jest nas Wielu disse...

Estimado António Campos,
amigo esta confundir saques/pilhagens e as reparações oficiais pós-guerra, as reparações são praticados por várias nações, os saques e pilhagem é um crime, o artigo é sobre isso e não sobre as máquinas alemãs que foram para URSS em 1945 e funcionam até hoje ;-)

Antonio Campos disse...

Ora, desculpe. Não sabia que levar uma fábrica ou planta industrial para outro país não é saque? e nem pilhagem? Pensei que a divida de guerra se pagasse em moeda e não em tecnologia.

Jest nas Wielu disse...

Estimado António Campos,
pois é, parece estranho, mas não é, após o fim da II G.M., URSS/Estaline escolheram receber as reparações da Alemanha em forma de diversos géneros (desde roupa e alimentos à maquinaria) e não em dinheiro, pois o valor da reparação em géneros é mais difícil de calcular (depende da avaliação arbitrária do vencedor) e assim a URSS ficou beneficiar mais.