domingo, novembro 25, 2018

Os navios ucranianos atacados e aprisionados pela armada russa no Mar Azov

Armada russa pertencente à Guarda-fronteira (FSB), atacou os três navios da Força Naval da Ucrânia. O rebocador “Jany Kapu” sofreu abalroamento intencional, as lanchas “Berdyansk” e “Nikopol” estão danificadas e capturadas pelo inimigo, há pelo menos 6 feridos (2 graves) entre os marinheiros ucranianos.
O momento do ataque do navio russo contra o rebocador ucraniano
No dia 25 de novembro um grupo de navios da Força Naval da Ucrânia, composto por duas pequenas lanchas blindadas de artilharia “Berdyansk” e “Nikopol” e um rebocador portuário desarmado “Jany Kapu”, estavam efetuando a movimentação planificada entre porto de Odessa no Mar Negro e porto de Mariupol no Mar Azov. Armada ucraniana informou antecipadamente a contraparte russa sobre a movimentação dos navios.
Rebocador portuário desarmado "Jany Kapu"
No entanto, e contrariando a Convenção de ONU sobre o Direito do Mar e acordo entre Ucrânia e Rússia sobre a cooperação no uso do Mar Azov e do estreito de Kerch, quatro navios da Guarda-fronteira russa: as lanchas da classe Sobol e Mangust”, os navios Don e Suzdalets, efetuaram as ações agressivas contra os navios ucranianos. Navio russo Don(1.500 toneladas) efetuou o abalroamento intencional do rebocador ucraniano desarmado “Yany Kapu” (305 toneladas), o que danificou o motor principal do navio, o forro e a vedação do forro, foi perdida uma jangada de salvamento. As forças russas de ocupação se recusam salvaguardar o direito de liberdade de navegação, garantido por acordos internacionais.
O momento em que um cargueiro russo bloqueia a passagem debaixo da ponte entre Rússia continental e Crimeia ocupada, impedindo a passagem dos navios ucranianos e violando o direito ucraniano de usar o Mar Azov

O momento em vídeo em que o navio russo da Guarda-fronteira (FSB) Don”, ataca, absolutamente intencionalmente, o rebocador desarmado ucraniano “Jany Kapu”:


A federação russa mais uma vez demonstrou sua natureza agressiva, assim como a completa negligência das normas do direito internacional. Os navios da Marinha de Guerra da Ucrânia continuam a desempenhar as suas tarefas em conformidade com todas as normas do direito internacional. Todas as ações ilegais são registadas pelas tripulações dos navios e pelo Comando das Forças Navais das Forças Armadas da Ucrânia e serão apresentados aos organismos internacionais competentes.

O grupo naval das Forças Armadas da Ucrânia continua à navegar rumo ao porto de Mariupol, apesar da oposição da federação russa, informa o centro de imprensa do Comando da Marinha de Guerra da Ucrânia.


A rádio da Crimeia, Kerch FM, divulgou as fotos do navio russo “Suzdaletsque este sofreu em resultado do abalroamento intencional do rebocador ucraniano.
ATUALIZADO às 21h208 (hora ucraniana) pelo centro de imprensa do Comando da Marinha de Guerra da Ucrânia:

De acordo com a informação operacional, duas pequenas lanchas blindadas de artilharia Berdyansk” e “Nikopol foram atingidas pelo fogo inimigo e perderam o seu curso. O rebocador “Jany Kapu" também foi forçado a parar. Os navios [ucranianos] foram capturados pelas forças especiais russas. Há também informações sobre dois marinheiros ucranianos feridos.


Sem comentários: