sábado, novembro 24, 2018

Holodomor como assalto económico e financeiro à Ucrânia

De outubro de 1927 à novembro de 1928 União Soviética gastou no estrangeiro cerca de 120 toneladas de ouro. Uma parte foi usada na compra de equipamentos da industrialização, outra parte foi canalizada às atividades subversivas dos grupos comunistas e esquerdistas locais.

À partir de 1928 URSS começou a venda das suas coleções de arte. O museu Hermitage do atual São Petersburgo (na altura Leninegrado) perdeu arte histórica no valor de cerca de 13 milhões de rublos de ouro, no total este negócio rendeu a União Soviética mais de 20 milhões de rublos de ouro, equivalente aos cerca de 10 toneladas de ouro. Uns trocos.

Desde 1929-30 a URSS começou o confisco, em massa, de ouro nas mãos dos cidadãos particulares. Os “ricaços” potenciais eram presos pelo OGPU, espancados e ameaçados de pena capital. Ação, que rendeu cerca de 8 toneladas de ouro se revelou de pouca eficiência. Até hoje os que se dedicam à caça dos tesouros (e pessoal da construção civil) encontram os tesouros familiares escondidos, compostos por colheres de prata e os rublos czaristas de prata, misturados com a notas reais e as vezes até mesmo as notas soviéticas.

Poder comunista estava pensar numa ação que obrigarias as pessoas entregar as suas últimas economias, apenas para sobreviver.
A prostituição estatal soviética. Caso “Torgsin”
Em 1930 na URSS se abre a rede de lojas Torgsin. Formalmente, eram lojas criadas para servir aos cidadãos estrangeiros, na realidade o estado soviético usava o esquema para ganhar as divisas à todo o custo, chegando oferecer os serviços de prostituição aos marinheiros estrangeiros. As lojas também compravam ouros aos cidadãos soviéticos, ouro puro pelo preço de sucata de ouro. Faltou apenas obrigar os cidadãos aceitar este tipo de negócios.

Holodomor ajudou nisso.

Em 1932 os cidadãos trouxeram ao Torgsin 22 toneladas de ouro. Em 1933 já foram 45 toneladas. Compravam sobretudo alimentos. Cerca de 80% de vendas de Torgsin daqueles dois anos eram gerados na venda de alimentos, metade dos alimentos foi composto pela simples farinha de centeio mais barata...

Sempre podemos pensar que a criação de Torgsin e a organização do Holodomor são coincidências acidentais, mas, por algum motivo, isso não é nada fácil (fonte, disponível apenas aos amigos). 

Sem comentários: