sábado, novembro 10, 2018

Teatro ucraniano nomeado ao prémio de arquitectura Mies van der Rohe Award 2019

O “Teatro no Podil”, situado no histórico bairro de Podil na histórica rua de Uzviz, em Kyiv, reaberto ao público em 2017, foi nomeado ao prestigiante prémio europeu de arquitectura Mies van der Rohe 2019, informa o estúdio ucraniano Drozdov & Partners, responsável pelo projeto de requalificação do edifício.

O prémio Mies van der Rohe Award foi criado pela catalã Fundació Mies van der Rohe e pela Comissão Europeia em 2001. É um prémio bianual, aplicado aos projetos implementados à cada dois anos. O objetivo é alcançar uma compreensão das transformações e da formação de um ambiente europeu, inovações no campo da arquitetura (conceitual e de construção).

Após o anúncio dos indicados, o júri da competição seleciona uma lista curta de quarenta projetos, que, por sua vez, serão reduzidos aos cinco finalistas.

Em 2018, o “Teatro no Podil” recebeu o grand-prix do Ukrainian Urban Awards; em dezembro de 2017 foi notado pela edição online da publicação internacional, especializada em arquitetura, Arch Daily, escreve a publicação ucraniana Bukvy.com

Blogueiro: na Ucrânia, principalmente em 2017 o teatro foi bastante hostilizado pela seita dos “conhecedores da arte”, que chegaram à criar a petição pública que exigia a demolição da obra. Uma das razões principais (senão a única) é o facto de que a obra foi financiada pela corporação Roshen, pertencente ao Presidente Petró Poroshenko, que investiu na requalificação do teatro qualquer coisa como 174 milhões de UAH (cerca de 6,23 milhões de dólares, ao câmbio de novembro de 2018).

Sem comentários: