sexta-feira, novembro 23, 2018

Holodomor ucraniano no mapa da Europa

O blogueiro ucraniano Oleknsandr Ivanov criou um mapa interativo de memórias das testemunhas oculares do Holodomor. Cada marca no mapa está ligada à localização geográfica mencionada nas memórias: imagem de filme – depoimento em vídeo, envelope – história em texto, câmara – as fotos.

A morte de milhões de pessoas é percebida como estatística. A história de cada pessoa que sobreviveu ao Holodomor é percebida como uma tragédia. Passem alguns minutos e vejam ou leiam as memórias do Holodomor que aconteceram na sua região ancestral ou mesmo na localidade onde nasceram os seus pais ou avôs.

Neste momento o mapa contém mais de 160 depoimentos em vídeo e cerca de 90 depoimentos escritos, mas isso é apenas o começo. Existem dezenas de milhares de memórias do Holodomor. E todos eles têm que ser mapeados. Por isso, todas as pessoas interessadas podem se juntar ao projeto. Enviem as memórias do Holodomor que não estão no mapa ao e-mail: holodomorgenocide@gmail.com

Quem quer participar no/do preenchimento do mapa (ou ajudar de alguma maneira) – podem mandar as mensagens particulares ao Oleknsandr Ivanov.

Por favor, divulguem essa informação. As autoridades comunistas soviéticas fizeram de tudo para destruir a memória coletiva da Ucrânia e dos ucranianos, temos que fazer de tudo para salvá-la.

Nós não esquecemos! Glória à Ucrânia!
Raphael Lemkin: Soviet Genocide in Ukraine (1953), texto em português na pág. 166
Vejam o cartoon ucraniano “Espírito Faminto” (Golodniy Dukh), criado pelo estúdio Animagrad, ao pedido do Ministério da Política Social da Ucrânia para assinalar 85º aniversário do Holodomor:

Sem comentários: