segunda-feira, maio 21, 2018

Donbas regista o lento, mas implacável avanço das FAU (fotos)

No território ocupado da região de Luhansk, na noite de 20 ao 21 de maio, foi destruída a ponte rodoviária que assegurava a ligação direta entre as cidades de Hrustalniy (ex-Krasny Luch) e Luhansk, informa a TV ucraniana 24tv.ua.
Segundo as informações preliminares, o motivo do colapso da ponte foi a explosão de um dos seus pilares. Não se sabe quem é responsável pela ação [os entendidos na matéria explicam que foram usados explosivos equivalentes aos cerca de 450-500 kg de TNT].
A explosão cortou a auto-estrada direta entre Khrustalny e Luhansk e uma linha férrea na mesma direcção. Os moradores locais que querem deixar a vila são forçados à usar as estradas alternativas.
Os moradores locais contam que não ouviram nenhuma explosão.
A viatura "Renault" danificada também indica a possibilidade de ponte cair por causa de falta
de manutanção e do seu uso constante pelos pesados equipamentos militares das forças russo-terroristas 
Horlivka

Horlivka. Os moradores locais, dos que podem, estão tentando sair da cidade, as pessoas pregam as tábuas nas janelas e portas. Dizem que à cidade chegaram muitos equipamentos militares [das forças russo-terroristas].

A cidade está cheia dos terroristas que usam os fardamentos com sinais de identificação do bando armado “batalhão Sparta” (em tempos comandado pelo terrorista russo Arsen “Motorola” Pavlov), mas como novamente informam os moradores locais, estes “separatistas” possuem a pronúncia tipicamente russa; também praticamente não cessam os disparos de artilharia.
Surge a informação absolutamente não confirmada de que Horlivka foi libertada (ou então, cercada parcialmente) pelas FAU. Do lado dos terroristas se pode notar uma certa histeria e publicação de notícias francamente fantasiosas sobre o avanço de blindados das FAU em massa e sobre os combates de blindados entre FAU e bando ilegal armado “batalhão Somali” (fonte).

No entanto, o conhecido voluntário ucraniano Roman Donic escreve: há uma grande probabilidade de que os separatistas estejam tentando fazer todos acreditarem que a ponte foi explodida por sabotadores nossos [ucranianos], [...] mas há [na região] os alvos mais saborosos para explodir.

[...] Em 2018, a desesperança permanentemente ficou registada nos territórios ocupados. Pelo menos à julgar pelas histerias na Internet. O punho blindado das FAU está montado. [...] Se querem massacre, então que seja massacre”.

As pequenas grandes vitórias do batalhão “Donbas”
O terrorista russo na base de dados Myrotvorets
No final da noite de 20 de maio, os batedores do grupo de reconhecimento e sabotagem (DRG) do 46º Batalhão especial de assalto “Donbas” das Forças Conjuntas ucranianas, estiveram atrás das linhas inimigas (nos arredores de localidade de Holmivskyi), com a tarefa de identificar os armamentos usados pelas forças russo-terroristas para disparar contra as localidades ucranianas.
Os três separatistas locais capturados foram entregues ao SBU,
o seu comandante russo foi liquidado em combate
No decorrer da sua incursão a unidade detetou o posto avançado do inimigo: “Durante um curto combate [corpo à corpo], um terrorista foi morto [cidadão russo, natural de Belgorod] e três separatistas [residentes locais de Yenakievo e Horlivka] foram capturados vivos com as armas nas mãos. Os capturados foram entregues ao SBU para abertura dos respetivos processos criminais. A unidade ucraniana não sofreu nenhuma baixa. O comandante do grupo e o pessoal que participou na ação foram recomendados à condecoração estatal”, – informou o serviço de imprensa da Operação de Forças Conjuntas, escreve Censor.net.ua.

4 comentários:

Anónimo disse...

Esceveram alguma coisa contra o Putin na parede atras dos terroristas. Vc saberia dizer o que significa.

Esses terroritas possuem um aspecto "lombrosiano", vc deve, provavelmente, ja ter ouvido falar ou mesmo ja lido, o livro L'Uomo Deliquente de Cesare Lombroso. Sempre me vem a cabeca a descricao que ele fez do homem criminoso quando vc mostra fotos destes terroristas.

PS: Fiquei empolgadissimo com a possibilidade de retomada da cidade de Horlivka, se for mesmo a cidade que estou pensando ela eh a terceira ou quarta maior cidade do Donbass e possui importante industria pesada. Por favor, nos mantenha informados de todos os avancos!


Anónimo disse...

Aqui esta:


https://i1.wp.com/euromaidanpress.com/wp-content/uploads/2017/02/February-21-situation-in-the-Donbas-osce-1.jpg?fit=1115%2C809

Veja esse mapa. Horlivka esta bem no limiar do controle entre a FAU e os terroristas. Seria muito importante capturar a cidade.

Jest nas Wielu disse...

A frase na parede: a versão inicial é algo como Putin é babaca, emendada para algo como Putin "bateu botas".

akf77 disse...

Parabéns as FAU!! Continuem este avanço! Logo todo o Donbass voltará a ser ucraniano, como sempre foi.