sexta-feira, novembro 03, 2017

Socialismo bolivariano às portas do default (12 imagens)

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro afirmou que país pretende reestruturar a sua divida externa, logo que a petrolífera estatal, PDVSA pagar a última tranche no valor de 1,1 biliões de dólares. No essencial isso significa o default.

A economia da Venezuela está numa profunda crise, a nação sobrevive apenas graças ao facto de que quase todas as famílias terem alguém que trabalha no estrangeiro e apoia os seus. E como em quase todas as países em crises profundas, na Venezuela se tornaram populares as lotarias que prometem a fortuna fácil “aqui e agora”.

02. Uma das lotarias mais populares de Venezuela se chama “Animalitos Activos”. No essencial é uma loteria normal, onde os apostadores devem escolher vários números dos 36 disponíveis, mas aqui foram adicionadas as imagens dos animais, o que torna a lotaria mais interessante, pois assim, cada número possui a sua própria “personagem totem” )

03. Loteria possui prémio altos, por acertar em vários números e também os bónus menores por apostar num único animal. O galo é um dos mais populares, ora pois as pessoas gostam do galo ora do número “redondo” de 25, a sua responsabilidade na loteria “Animalitos Activos”.

04. Alguns apostadores apontam todos os animais “ganhadores”, tentando apostar segundo o “sistema”. Na realidade, não existe nenhum “sistema”, os números são aleatórios, escolhidos segundo a teoria de probabilidade, mas o povo não perca a esperança de enriquecer de noite para o dia.

05. Para a compra dos bilhetes da lotaria são precisos os maços de notas cada vez maiores — a moeda nacional está caindo em pico, o anúncio do default, feito pelo Maduro, poderá apenas acelerar essa queda.

06. As filas para comprar os bilhetes de lotaria:

07. As maças cada vez mais grossas dos bolívares cada vez menos valiosos.

08. Um homem com a lápis, certamente tenta apostar pelo “sistema” )

09. Os apostadores:

10. Mais uma casa lotérica.

E vocês, os nossos queridos leitores, o que acham, conseguirá o galo № 25 salvar o socialismo bolivariano?

Fotos @GettyImages | Texto Maxim Mirovich   

Bónus
No dia 2 de novembro o presidente Maduro também anunciou a entrada em circulação da nova nota de 100.000 bolívares (que atualmente vale cerca de 2 €). A nova nota circulará juntamente com as notas antigas de 500, 1.000, 2.000, 5.000, 10.000 e 20.000 bolívares, usadas atualmente.
Segundo o banco de investimento norte-americano Torino Capital, especialista na elaboração de estatísticas económicas e análise da opinião pública na Venezuela, o país fechará o ano com uma inflação de 1,033% e prevê para o ano 2018 uma inflação próxima aos 5.000% anuais.

Nenhuma economia moderna, por mais robusta que seja, não aguenta tanto socialismo e por tento tempo...            

2 comentários:

Daniel Agl disse...

Esse jogo do "Animalitos" me lembra um jogo ilegal que existe aqui no Brasil chamado "Jogo do Bicho". Muito interessante. Esses jogos de loteria é uma ótima ferramenta para os burocratas fazerem corrupção.

Essa inflação na Venezuela só acabará quando eles deixarem o socialismo, de combater o "malvado capitalismo selvagem" e os burocratas deixarem de imprimir dinheiro, pois dinheiro é um bem de troca, é por oferta e demanda, quando mais é ofertado, menor é o seu valor/preço.

Devem fazer igual ao Zimbábue, permitir o uso de múltiplas moedas para combater a hiperinflação: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2128

Anónimo disse...

Vai precisar de muitos galos para tirar esse maluco do Maduro!! Q o povo venezuelano acorde e se livre dessa praga esquerdopata!