sexta-feira, outubro 27, 2017

Os órfãos do Ceaușescu: 25 anos depois (25 fotos)

Em 1966 na República Socialista da Roménia, o regime comunista proibiu completamente o aborto e os métodos contracetivos. Estima-se que 10 mil mulheres tenham morrido, fazendo os abortos ilegais e dos dois milhões de crianças que compuseram a Geração Decreto 770, muitas acabaram em orfanatos.
Há 24 anos, a fotógrafa Elisabeth Blanchet entrou num orfanato romeno e fotografou as crianças que lá viviam. Passados mais de 20 anos, tentou encontrá-los. E fotografou-os novamente. Estão assim.
Quando Nicolae Ceaușescu se tornou presidente da República Socialista da Roménia, o regime comunista instalou no país o Decreto 770. Segundo este, o aborto era completamente proibido e os métodos contracetivos eram ilegais, numa tentativa de aumentar a taxa de natalidade. Estima-se que 10 mil mulheres tenham morrido na tentativa de fazer abortos ilegais. E, dos dois milhões de crianças que compuseram a Geração Decreto, muitas acabaram em orfanatos.

por: Marta Leite Ferreira (Observador.pt)

Em 1993, a fotógrafa Elisabeth Blanchet visitou o orfanato de Popricani. Ficou tão próxima às crianças que lá viviam e aos adultos que cuidavam delas que decidiu torná-las protagonistas de um novo projeto: em todas as viagens que fazia à Roménia, Elisabeth Blanchet tirava retratos dos órfãos e guardava-os. Passados 24 anos, decidiu tirá-las do álbum.
Elisabeth tentou descobrir onde estavam as crianças com quem havia convivido no passado e tirar-lhes novas imagens mostrando em quem elas se tinham tornado. Nasceu “Ceaușescu’s Orphans, 20 Years Later”, um livro sobre o passado, o presente e o futuro da “Geração Decreto”.
Ler mais sobre Romênia: O museu do consumidor comunista | Lenine como hidra revolucionária

Veja as fotografias de Elisabeth Blanchet e leia as histórias das crianças que se tornaram adultas.

Blogueiro: os filhos indesejados, mal-amados, abandonados à nascença pelos pais, quase todas estas crianças conseguiram sobreviver e alguns até prosperaram, num capitalismo romeno selvagem e longe de ser um sistema perfeito. Outros escolheram viver e trabalhar na Europa. Outros tropeçaram, mas sempre tentaram ser melhores do que os seus pais. Nenhum deles se tornou milionário, não há nenhum conto de fadas aqui, mas todos preservam a sua própria dignidade, aquela, que foi retirada aos seus pais pelo ditador comunista Nicolae Ceaușescu.  

2 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe se compreendi errado, mas a 'dignidade ... retirada' a que o final do texto se refere é o fato do aborto ter sido proibido?

Jest nas Wielu disse...

Se refere ao fato do que o estado comunista romeno "metia o seu nariz" nas questões tão íntimas como abortos, contraceptivos, etc (somos um blogue pró-escolha)