segunda-feira, dezembro 19, 2016

O contra-ataque ucraniano no arco de Svitlodarsk (2)

Após quase 24 horas de combates, nos ultimas 2 horas no arco de Svitlodarsk domina o silêncio. As forças ucranianas conseguiram repelir o ataque dos russo-terroristas, contra-atacaram de seguida e controlam as posições estratégicas.
Pelos dados atualizados do Ministério da Defesa da Ucrânia, 5 militares ucranianos morreram, 16 [21 pelos dados de médicos] foram feridos, na sua maioria os ferimentos são ligeiros, dois feridos são graves, informou o porta-voz da Operação Antiterrorista, Andriy Lysenko.  
O coronel Lysenko também contou que os terroristas dispararam cerca de 700 projecteis (obuses e minas) contra as forças ucranianas, causando as piores perdas nos últimos 5 meses. Além do arco de Svitlodarsk, os terroristas abriram o fogo na zona de zona industrial de Avdiivka, onde foram registados três tiroteios com a duração total de 5 horas.
Após os combates do dia 18 de dezembro, após a retirada dos terroristas, no local foram achados alguns bens militares (primeiros socorros e binóculos nas fotos em baixo) de fabrico russo, escreve a página ucraniana Novosti.dn.ua.
O chefe do Estado-maior operacional das Forças Armadas da Ucrânia, tenente-general Oleksandr Sikorsky contou que as forças ucranianas foram alvejadas por três ataques de artilharia, no decorrer dos quais foram disparados 34 obuses de 122 mm e 694 minas de 120 e de 82 mm. O fogo de artilharia partia de dentro das localidades de Kalynivka, Vuglehirsk e Debaltseve, táticas terroristas expressamente proibidas pelos acordos de Minsk-2. A localização da artilharia terrorista dentro das localidades não permitiu que as FAU pudessem reagir de forma adequada ao ataque, para evitar as possíveis perdas de vidas dos civis, informa agência ucraniana UNIAN.

O vídeo em baixo mostra a evacuação dos militares ucranianos ao hospital nas proximidades. Os médicos confirmam os ferimentos ligeiros da maioria dos combatentes e dois casos mais graves. 

Bónus

As Canções da Guerra – Zinovuy Medukh & Oksana Mukha & Piccardiyska Tercia – A oração do Natal (estreia):

2 comentários:

Anónimo disse...

As posições do inimigo no grafico estão com bandeiras da ficcional "Novarussia". Isso seria como da legitimidade ao estado que sequer existe! Deveriam estar com bandeiras da Russia pq de fato se trata disso: de uma invasão Russa!

Jest nas Wielu disse...

Estimado anónimo,
tem toda a razão, o mapa é da autoria dos terroristas, não iríamos divulgar os mapas operativos ucranianos, o tempo não permitiu colocar as bandeiras certas, mas o seu reparo é pertinente.
O jovem terrorista já completou 20 anos, há mais de 1 ano ele está no Brasil:
https://myrotvorets.center/criminal/danzhelo-kaik-telesh
O outro, motoboy anti-semita Rafael Miranda Santos já está na página do Myrotvorets:
https://myrotvorets.center/criminal/miranda-santos-rafael/