quarta-feira, julho 24, 2019

O dia em que a bandeira nacional da Ucrânia foi erguida em Kyiv

No dia 24 de julho de 1990, pela primeira vez e oficialmente, após 70 anos de ocupação comunista, na capital da Ucrânia foi erguida a bandeira ucraniana azul-amarela. 13 meses antes da proclamação da Independência da Ucrânia em 24 de agosto de 1991.

Kyiv não foi a primeira cidade ucraniana que ergueu a bandeira nacional. Primeira bandeira foi erguida em Lviv, sobre o edifício histórico da Ratusha, no dia 3 de abril de 1990. As bandeiras da Ucrânia também foram erguidas em edifícios municipais de algumas cidades da Ucrânia Ocidental e Central: Striy, Ivano-Frankivsk, Zhytomyr.
Bandeira nacional em Lviv, praça Rynok, 2/04/1990
A câmara municipal de Kyiv era composta por 300 deputados, efetivamente eleitos foram 291, em 9 circunscrições não houve as eleições, também havia deputados que ao mesmo tempo foram eleitos ao Parlamento da Ucrânia, etc. No verão de 1990 o município de Kyiv realmente contava como cerca de 270 deputados: 110 pertenciam ao Bloco Democrático, 130 – ao bloco comunista, chamado de “Bloco dos comunistas e dos sem-partido” e 30 deputados criaram o Centro Democrático.
Bandeira nacional da Ucrânia nas ruas de Kyiv, atual Maydan, 24/07/1990
Foto: nazarenko.ucoz.ua
No dia 24 de julho de 1990 começou a reunião da liderança do município de Kyiv. O comité municipal do partido comunista da Ucrânia estava categoricamente contra a votação e aprovação da bandeira nacional da Ucrânia. O comité do PC até organizou naquele dia uma greve fake dos condutores dos troleicarros, tudo para interromper a secção e impedir a decisão sobre a bandeira.  
Bandeira nacional da Ucrânia em Catedral de Santa Sofia, 24/07/1990
Foto: nazarenko.ucoz.ua
Neste mesmo tempo, a bandeira nacional da Ucrânia, trazida clandestinamente de Lviv recebia a bênção no complexo de Santa Sofia, conjuntamente pelos sacerdotes da Igreja Ortodoxa Autocefálica da Ucrânia e pela Igreja Greco-Católica da Ucrânia.  
Bandeira nacional da Ucrânia nas ruas de Kyiv, 24/07/1990
Milhares de ucranianos acompanharam a bandeira, alguns eram vestidos de cossacos. [A própria bandeira erguida em Kyiv foi trazida de Lviv pelo Orest Karelin (1950), entusiasta da heráldica ucraniana, injustamente esquecido e ignorado por ser um monárquico e um sonhador acima da média. Mas as fotos testemunham, Orest está em quase todas as fotos da bandeira nacional erguida em Kyiv, amarrado à ela, e com uma cruz nas sua mãos].
Bandeira nacional da Ucrânia nas ruas de Kyiv, 24/07/1990Orest Karelin, no centro, único com a camisa bordada
Foto: nazarenko.ucoz.ua
O deputado-jurista Mykola Hrabar, funcionário da Procuradoria de Kyiv, fez a proposta original: “tomar a decisão protocolar”. Isso é, decisão que não precisava de ter quórum, nem de ser votada no plenário.
Foto: nazarenko.ucoz.ua
A decisão de erguer a bandeira ucraniana foi tomada imediatamente, e a bandeira foi erguida no mastro do Município de Kyiv, sobre a rus Khreschatyk. O coro Leopold Yaschenko começou a cantar o hino nacional da Ucrânia e o hino ucraniano religioso “Deus Grande, nos protege Ucrânia”:
Três semanas depois, já no dia 4 de setembro, foi votada a decisão oficial da Câmara Municipal de Kyiv, chamada “Sobre a legalização dos símbolos nacionais no território da cidade de Kyiv”. A decisão recebeu até o voto favorável de um único comunista: Mykola Nesterenko.
Bandeira nacional da Ucrânia erguida sobre avenida Khreshatyk em Kyiv, 24/07/1990
Faltavam 13 meses até a proclamação da Independência da Ucrânia, qua adoptou a bandeira ucraniana azul-amarela como a bandeira oficial do país recém-independente. Embora ainda antes do dia 24/08/1991, a bandeira azul-amarela foi votada favoravelmente e erguida em pelo menos dois conselhos distritais de Kyiv.
Bandeira nacional da Ucrânia erguida sobre avenida Khreshatyk em Kyiv, 24/07/1990
Foto: nazarenko.ucoz.ua
Nos próximos 13 meses, a bandeira sobre Khreschatyk tornou-se um local de peregrinação. Os recém-casados, anteriormente, no dia do casamento colocavam as flores junto ao monumento do Lenine, agora colocavam as flores junto à bandeira ucraniana. Era um lugar de adoração, um pequeno pedaço da Ucrânia independente na sua própria capital.

Como na ciência militar, os ucranianos naquele dia conseguiram assegurar um pequeno ponto avançado, personificado pela bandeira, erguida em 24 de julho de 1990, junto ao Conselho Municipal de Kyiv.

Depois disso, a bandeira ucraniana, foi de fa(c)to, legalizada em Kyiv. Cessaram quaisquer represálias da polícia e do KGB contra a bandeira ucraniana e dos seus portadores, porque a bandeira já pairava sobre as autoridades em Kyiv. À partir daquele momento, em todos os jogos de futebol do Dynamo Kyiv, o Estádio Republicano estava cheio de bandeiras azul-amarelas. Algo que nunca aconteceu antes.

Sem comentários: