segunda-feira, julho 15, 2019

Voluntários ucranianos na guerra da Abecásia

Em 15 de julho de 1993 a unidade voluntária ucraniana Argoparticipou no seu primeiro combate na guerra de Abecásia, onde os ucranianos defendiam a soberania e independência da Geórgia.
O combate se deu nos arredores da aldeia de Starushkino (até 1989 habitado maioritariamente pelos arménios). Os primeiros voluntários ucranianos vieram em apoio à Geórgia em junho de 1993. Eles participaram na tomada da aldeia de Shroma, na defesa da cidade de Sukhumi, nos combates pelo vale de Kodori. No total, as forças ucranianas perderam na guerra da Abecásia 7 voluntários.
Pelos combates da independência da Geórgia 14 ucranianos foram condecorados pela ordem militar Vakhtang Gorgasali, 7 deles ao título póstumo.
Na primeira foto os voluntários ucranianos da UNA-UNSO na costa georgiana do Mar Negro. Um dos combatentes segura já bastante rara espingarda/fuzil Mosin-Nagant. À sua esquerda está o comandante da unidade «Argo» centurião Valeriy Bobrovych (nascido em 1951, na sua juventude ele participou na guerra do Vietname do lado soviético). As fotos foram publicadas no seu livro «Diário do centurião Ustym. Como os cossacos guerrearam o Cáucaso».
Unidade "Argo" na aldeia georgiana de Shroma (?)
Ler mais em português ou em inglês.
Ver o vídeo "Os combatentes da UNSO. Sempre prontos ao combate" (28:32).
from a-ingwar on Vimeo.

Blogueiro: a diferença entre os voluntários ucranianos na Geórgia e terroristas pró-russos (de várias nacionalidades) na Donbas é simples. Os ucranianos estavam defender um Estado internacionalmente reconhecido contra os separatistas armados; os ucranianos não recebiam da parte georgiana nenhuma recompensa monetária (apenas o armamento e alimentação); os voluntários ucranianos naquela altura foram perseguidos pelo Estado ucraniano e vigiados pela secreta ucraniana SBU.

4 comentários:

Jest nas Wielu disse...

O amor da Rafa Ma-do pelo Irão, Hamas & Hezbollah não é de agora, este tipo da ações recebem financiamento dos Ayatollah e suas fontes de financiamento. Quando ao Salvini, homem não tem nenhuma dignidade, os nazis presos estavam lutar na Donbas pelos forças russo-separatistas e de repente, queriam matá-lo? Maior defensor do Kremlin e do Putin, InformNapalm tem um bom artigo sobre isso, esperem alguns dias...

Kaio disse...

Não entendi uma coisa. Se o comandante dos voluntários lutou a favor dos vietcongs, então ele era pró união soviética ? Tinha o comunismo como ideologia ? Diferente dos ucranianos que estão a lutar no Donbas, que são anti Rússia

Kaio disse...

O comandante Valeriy Bobrovych lutou pelos soviéticos no Vietnã. Diferente dos ucranianos que lutam no Donbas, que não tem muito apreço pela união soviética. Os tempos são outros

Jest nas Wielu disse...

Estimado Kaio,
é tudo muito simples, Valeriy Bobrovych era jovem cidadão soviético, de 18/20 anos que servia no exército soviético, ninguém o perguntou se ele queria lutar pelo vietcongs ou não. A sua unidade foi enviada para o Vietname e foram lhes dadas as tarefas, proteger local X da aviação americana (ele serviu na unidade anti-aérea), etc. A sua consciência patriótica e ucraniana foi surgindo gradualmente, o que o levou a chefiar a unidade da UNA-UNSO em 1993, acredite, que é o caminho mais habitual à maioria dos ucranianos que nasceram sob o comunismo, só a experiência da vida os ensinava que comunismo era uma ideologia/regime de deitar fora.