sexta-feira, julho 12, 2019

O uso de armamento proibido (UR-83P) pelas forças russo-terroristas na Donbas (vídeo)

https://informnapalm.org/en/militants-in-donbas-misuse-ur-83p-mine-sweeping-system-video
As forças russo-terroristas na Donbas postaram um vídeo mostrando o uso indevido e indiscriminado do sistema de desminagem UR-83P contra as posições ucranianas, negligenciando a vida de civis. Uma única carga de UR-83 contém equivalente aos 1.500 kg de TNT. O sistema foi usado ​​por tropas russas na Chechénia, no assalto do aeroporto de Donetsk e na Síria escreve a comunidade OSINT internacional InformNapalm.

Um vídeo do uso recente do UR-83P foi publicado por um dos ocupantes russos que fez a gravação com um telefone celular, informou o serviço de imprensa da 24ª Brigada de Infantaria Mecanizada das Forças Armadas da Ucrânia (FAU).

O vídeo mostra um foguete lançado do lado de forças russo-terroristas, a carga cai no meio de casas, seguida por uma poderosa explosão com uma visível onda de choque. O efeito da detonação da carga do UR-83P é equivalente ao uso de uma bomba de aviação de uma tonelada.

“O vídeo confirma que as tropas híbridas russo-terroristas estão abrir fogo à partir das áreas residenciais da vila de Oleksandrivka, na esperança de que as Forças Armadas da Ucrânia cedam à provocação e retornem fogo, o que lhes permitirá continuar a espalhar sua propaganda. Registamos os fa(c)tos de uma destruição intencional de edifícios civis pelos militantes ilegais nos territórios temporariamente ocupados. O vídeo e outros materiais sobre este incidente foram entregues ao Centro Conjunto de Coordenação e Controlo”, disse o representante da 24ª Brigada das FAU.
Faça click para ver vídeo
O vídeo de lançamento terrorista foi aparentemente filmado no final de junho de 2019. Em 29 de junho de 2019, a 24ª Brigada das FAU publicou na sua página de Facebook as fotos mostrando partes do motor recuperado deste sistema.


“Para que a carga voasse mais longe, os terroristas não prenderam os cabos de freio que permitem a localização correta da zona de explosão; assim, eles mostraram completo desrespeito à presença da população civil no local que está por trás das posições dos militares”, observou o serviço de imprensa da Brigada.

Coordenadas aproximadas do evento foram relatadas pelo usuário do Twitter Necro Mancer: 47°55'44.0″N 37°33'02.0″E.
Os voluntários da comunidade internacional InformNapalm registaram repetidamente outra modificação deste sistema, a UR-77, e escreveram sobre sua localização na rua Bauman, № 11 na cidade de Donetsk (ler mais em 10 línguas).
No final de outubro de 2016, a unidade do reconhecimento aéreo dos voluntários ucranianos apresentou ao InformNapalm as imagens de uma grande quantidade de armas e equipamentos das forças de ocupação russas na Donbas. Entre eles foram identificados dois sistemas de desminagem UR-77 “Meteorito” que estão ao serviço exclusivo do exército russo:
As evidências fotográficas adicionais da localização de UR-77 e do UR-83P na Donbas podem ser encontradas neste blogue.

Além de sua principal tarefa de remoção de minas, o sistema UR-77 pode ser usado para a destruição de infantaria inimiga em ruínas ou em prédios fortificados. Este tipo de uso dessas máquinas pelo exército russo foi documentado na segunda guerra na Chechénia, no assalto contra o aeroporto de Donetsk e ​​na Síria no distrito de Jobar, nos arredores de Damasco. Ironicamente, o uso do UR-77 na Chechénia gerou perdas para o exército russo. Em 25 de fevereiro de 1995, as forças russas erroneamente atacaram a sua própria unidade com uma carga de UR-77, matando, em resultado, 28 militares.

Distribuição e reimpressão com a referência à fonte são bem-vindas!
(Creative Commons – Atribuição Internacional 4.0 – CC BY 4.0)

Sem comentários: