sexta-feira, julho 19, 2019

Boneco Zelensky e a sua “1ª Dama” Andriy Bohdan


Após mais de 50 dias quase exclusivamente à viver em Kyiv, presidente Zelensky foi visitar o país real. Os ucranianos tiveram a oportunidade de se rir da foto, onde Andriy Bohdan, a “primeira-dama” do presidente, sussurrava algo entusiasticamente no ouvido de Zelensky. Uma espécie de poderoso cardeal Richelieu perante um presidente fraco e inseguro.

Mas podemos ver uma outra imagem recente. Na foto, Zelensky, Bohdan e o presidente do município/prefeito de cidade de Dnipro, Boris Filatov, apostaram que ou município inauguraria a ponte Central sobre o rio Dnipro após o seu restauro até o dia 14 de setembro ou Filatov pedirá a sua própria demissão.
Vejam como se comporta o chefe da Administração Presidencial (rebaptizado pelo Zelensky em “escritório presidencial”), jurista Andriy Bohdan. Ele goza com todos os louros presidenciais: interrompe constantemente Zelensky, chama toda atenção dos jornalistas, dá instruções, diz piadas (até mesmo Zelensky não se ria delas, muito menos as pessoas ao redor). Mas vejamos por pontos:
 
1. Bohdan manda ao Filatov e Zelensky: “Então, pá, digam aos jornalistas o que vocês concordaram”. A partir deste ponto já é engraçado assistir. Especialmente uma réplica ofendida ou confusa do presidente: “Os jornalistas ouviram tudo!”
Jornal "Grande Kyiv" apreendido pela polícia ucraniana como ... "anti-publicidade política"...
2. Os jornalistas “atacam” Zelensky com perguntas – ele é o principal newsmaker do evento. Perguntam se ele irá pessoalmente verificar a ponte? Em vez dele, responde Bohdan: “Irá primeiro, num KamAZ, ahm, ahm, lol lol”. Mas risível fica outra coisa. Zelensky responde ao Bohdan: “Como você diz!” (Sic!) Pergunta-se quantas vezes o novo presidente repetiu esta frase após a sua inauguração, recebendo as propostas, isso é, ordens irrecusáveis do chefe do seu Gabinete :)

3. Boris Filatov no final tenta esclarecer os termos da disputa com Zelensky, voltando-se face-à-face ao presidente. “Se eu inaugurar a ponte...” Mas aqui NOVAMENTE reaparece Bohdan. “Não-não-não, se você inaugurar a ponte de qualidade!”, deixa ele cair a frase de uma forma bastante arrogante. Um caso de açoitamento público do prefeito da cidade do Dnipro.

4. Zelensky não respondeu a uma única pergunta de jornalistas que Bohdan não interromperia. Não se sabe se é algum tipo de complexo, inveja ou qualquer outra coisa. Mas o comportamento de Bohdan parece como com o caso de duas senhoras que se encontrassem no meio da rua (Filatov e Bohdan), e o filho de uma delas (Zelensky) puxa a saia e vai choramingar constantemente: “Mamãe, quando é que já vamos para casa?!!” (fonte).
A face do presidente Zelensky à ser ignorado no Yuzhmash...
5. Um outro vídeo muito elucidativo. Durante a recente visita do presidente à fábrica de Yuzhmash (a casa dos mísseis Satã), o responsável da fábrica vira costas ao Zelensky e se justifica perante Andriy Bohdan, que está mastigando o chiclete/goma de mascar. Agora vocês já sabem quem é o verdadeiro presidente da Ucrânia:

Sem comentários: