sexta-feira, julho 05, 2019

Comandos ucranianos capturam separatista envolvido na tragédia do Boeing MN17

No dia 27 de junho, na retaguarda profunda dos separatistas da dita “dnr”, as forças ucranianas capturaram e levaram para julgamento na Ucrânia livre, o separatista Volodymyr Tsemakh, o chefe da “defesa antiaérea” da cidade de Snizhne, localidade onde em 17 de julho de 2014 o míssil russo abateu o Boeing do voo MN17.

A filha do Tsemakh e o seu advogado ucraniano Roman Hontaryev dizem que o separatista foi capturado no seu próprio apartamento na cidade de Snizhne em 27 de junho, transferido, “de forma desconhecida”, para Ucrânia livre no dia seguinte. Segundo o advogado, em 29 de julho o tribunal distrital de bairro Shevchenkivskiy de Kyiv escolheu como medida preventiva a sua prisão por dois meses, até o dia 25 de agosto de 2019. 
Detido até o dia 25 de agosto de  2019 / foto: VK / serviço russo da BBC
Detido é acusado ao abrigo da 1ª parte do artigo 258-3 do Código Penal da Ucrânia – “a criação de um grupo terrorista ou da organização terrorista”, punível com a pena de entre oito à quinze anos de prisão efetiva.
Volodymyr Tsemakh como comandante separatista em 2014 / foto: VK / serviço russo da BBC
A cidade de Snizhne fica na retaguarda “segura” dos separatistas à uma distância de apenas 20 km da fronteira russa, as forças ucranianas mais próximas ficam à cerca de 45 km da cidade e o ponto de controlo mais próximo, “Mayorsk”, fica à cerca de 80 km.
Volodymyr Tsemakh em Kyiv, após a sua captura, junho de 2019 / foto: VK / serviço russo da BBC
Uma fonte do serviço russo da BBC, próxima da liderança do grupo terrorista “dnr”, afirmou que a operação da captura do Tsemakh foi conduzida pela unidade das operações especiais (SSO) das Forças Armadas da Ucrânia. No site ucraniano Myrotvorets (Pacificador), que recolhe os dados dos separatistas e terroristas que alguma vez chegaram à participar nas atividades militares ou propagandistas dirigidos contra Ucrânia, sobre Tsemakh se diz: “participou activamente nos combates no verão e outono de 2014, comandando a unidade de fogo antiaéreo ZU-23, formada na cidade de Snizhne”. Anteriormente, a secreta ucraniana SBU informou que deteve um outro combatente ilegal da dita “dnr”, que até maio 2019 servia numa das suas unidades de artilharia:
O interesse das forças ucranianas em Tsemakh se pode explicar pelo fa(c)to do que o Boeing do voo MH17, pertencente às Malaysian Airlines, abatido em 17 de julho de 2014 sobre a Ucrânia ocupada foi alvejado exatamente junto à cidade de Snizhne, escreve agência ucraniana UNIAN.

Serviços especiais ucranianos ainda não fizeram quaisquer declarações em conexão com a detenção de Tsemakh no território ocupado da região de Donetsk. O representante da SSO Olexei Nikiforov, disse à BBC que não pode comentar a situação. A resposta semelhante foi dada à BBC no centro de imprensa da Operação das Forças Conjuntas (OFC): “Não comentamos as informações que é divulgada do outro lado [da linha da frente]”.

Por sua vez, o analista político de Donetsk, o cidadão russo pró-separatista Roman Manekin, um dos primeiros a relatar a possível detenção de Tsemakh, escreveu, citando um dos ex-colegas do separatista capturado, que este “foi levado no seu próprio carro através de um dos postos de controlo (Mariinka) na cadeira de rodas como um pai paralisado com ajuda dos documentos falsos.

Blogueiro: pelos vistos, SBU/SSO começam usar as melhores táticas de Mossad, as semelhanças com a captura do Adolf Eichmann são mais que visíveis.

Esta foi a luta pela paz que Ucrânia mais precisa!

Sem comentários: