quinta-feira, julho 25, 2019

Áustria anuncia a procura internacional do espião russo do GRU

As autoridades austríacas anunciaram publicamente a busca internacional do cidadão russo Igor Yegorovich Zaitsev (65), sob acusação formal de espionagem e serviço à favor da secreta militar russa, GRU.

De acordo com a imprensa austríaca, o caso Zaitsev (06.04.1954) está relacionado com o caso do coronel do exército austríaco, residente em Salzburg, já reformado/aposentado, de 70 anos, suspeito de espionagem à favor da Rússia, caso que se tornou público no final de 2018.

O coronel começou a trabalhar para a inteligência militar russa desde 1988, recrutado em Teerão, recebendo, pelo seu serviço a quantia global de 300.000 euros de recompensa, escreve jornal austríaco Kronen Zeitung. Até ultimamente coronel não aceitava reconhecer a sua culpa.

Segundo o jornal, a Áustria conseguiu deter o espião graças à ajuda de serviços de inteligência estrangeiros amigáveis. Segundo alguns relatos, a contra-inteligência militar austríaca recebeu informações sobre o suposto espião da Alemanha. Durante a detenção do espião, foi-lhe apreendido um laptop, estudado agora por especialistas. Um processo foi instaurado contra o coronel nos termos do artigo 319º do Código Penal austríaco (serviço de inteligência militar no interesse de um Estado estrangeiro), sendo a pena máxima de apenas dois anos de prisão.

O suspeito de espionagem ocupava um “posto discreto” na sede do exército austríaco, segundo o Kronen Zeitung. A cada duas semanas ele entrava em contato com seu curador russo, chamado Yuri. Em cartas criptografadas ou através de comunicações via satélite, o coronel transmitia aos russos as informações secretas sobre os sistemas militares de aviação e da artilharia na Áustria, bem como sobre a situação dos migrantes no país. Além disso, ele preparava os dossiers detalhados sobre oficiais austríacos de alta patente. Em 2006, o coronel tentou abandonar seu trabalho de inteligência, mas a inteligência russa o “persuadiu” a continuar trabalhando. Quando na Rússia perceberam que o seu espião provavelmente será descoberto, ele recebeu a ordem de destruir todos os materiais comprometedores. Mas foi detido antes que ele pudesse fazê-lo...

Sem comentários: