sábado, julho 06, 2019

Sionismo cristão ucraniano: os “barbudos” da família Semenyuk

Na região ucraniana de Odessa vive uma das maiores famílias do mundo – cerca de 400 familiares diretos com apelido/sobrenome Semenyuk. São seguidores do sionismo cristão, a fé religiosa que cresceu na Ucrânia Ocidental na década de 1930 e se abrigou das repressões e perseguições comunistas na costa ucraniana do Mar Negro.

Na Ucrânia a comunidade vive na aldeia de Dobroslav na região de Odessa e além dos cerca de 400 familiares diretos (todos eles Semenyuk), é composta por outros 700 membros com apelidos/sobrenomes de Marchuk, Dzyubuk, Laschuk, Kovalchuk ou Bondarenko. Homens usam a barba que não podem cortar, as mulheres cobrem os cabelos com o lenço. A fé começou no início da década de 1930 na região ucraniana de Rivne (na altura ocupada pela 2ª republica polaca/polonesa), hoje, Semenyuk já ocupam 5 ruas inteiras em Dobroslav.

No dia 5 de julho o canal de entretenimento alemão Pro7 dedicou-lhes a reportagem extensa do seu popular programa Galileo (neste momento os alemães ainda não colocaram o programa na Internet, por isso, e graças ao Roman Dzyuba, usamos o programa da TV Current Time de 2018):
O líder da comunidade é Pavló Semenyuk de 89 anos, ele tem 13 filhos, cerca de 212 bisnetos e 2 trinetos (o “pastor”, como é conhecido, ainda se consegue lembrar dos nomes de todos os seus 65 netos casados). 
O líder da comunidade, ancião Pavló Semenyuk, 2018
Os Semenyuk são seguidores do pastor pentecostal Ivan Murashko (1891), e se chamam de muraszkowcy, outros os chamam de “barbudos”.
O profeta Ivan Murashko, década de 1930
A família respeita e usa a língua ucraniana, segue a Sagrada Escritura, não aceita cruzes, imagens e ícones, têm casas muito limpas, aprumadas e grandes, com acabamentos modernos, construídas por uma empresa construtora composta por parentes Semenyuk. Todos possuem o seu próprio celeiro (as vacas e aves só podem ser abatidas de uma maneira especial que não deixa cair sangue na carne colhida, a família não consome a carne de porco e a sangue de animais e não compra a carne, embora aceitando comprar peixe, mas somente aquele que têm escama). Todo mês a família aumenta em 2 a 3 crianças, ou seja, cada ano, na escola local é formada uma turma inteira dos Semenyuk ou parentes próximos. A comunidade não impõe as suas crenças religiosas a ninguém, ou seja, não é uma seita.
Os muraszkowcy na construção de Nova Jerusalem, década de 1930 | ltraditionalist.livejournal.com
As crianças não vão para creche (por causa das regras rígidas de alimentação), mas estudam na escola até a 9ª classe (na escola local estudam 846 crianças, cerca de 1/3 são jovens sionistas cristãos), à partir de 15-16 anos de idade começam à trabalhar. Geralmente na construção civil. Cobram caro, mas garantem uma impressionante velocidade e qualidade das obras.

Na comunidade se casam praticamente só entre os da sua fé, os divórcios são proibidos, assim como quaisquer métodos contraceptivos. Por isso, as famílias são numerosas, como diz um dos filhos do “pastor”, tudo acontece de acordo com a vontade de Deus.  

Realmente, Ucrânia é um pequeno grande universo que merece todo o nosso apreço e estudo!

Sem comentários: