quinta-feira, julho 18, 2019

“Não se pode matar inocentes e ficar impune”: familiares das vítimas do voo MH17 escrevem ao governo russo

Cinco anos atrás, o Boeing-777 da “Malaysian Airlines” do voo MN17 de Amesterdão ao Kuala Lumpur foi abatido pelas forças armadas russas na região de Donbas da Ucrânia ocupada. Todos os 283 passageiros e 15 tripulantes morreram.
Ler mais sobre o caso
Recentemente, foram pronunciadas as primeiras quatro pessoas a quem o Ministério Público da Holanda indiciou pelo crime, entre eles o terrorista russo, o coronel do FSB Igor “Strelkov” Girkin, cujos relatos alegres, feitos em 17/07/2014, sobre o abate de um avião se pode ver no printscren abaixo. O nó no pescoço dos assassinos está sendo colocado lentamente.
A postagem noVK do terrorista russo Igor “Strelkov” Girkin de 17/07/2014:
"Nos arredores de Torez (Snizhne) agora mesmo abateram o avião An-26"
A declaração pública das famílias dos mortos no desastre do voo MN17 endereçada ao governo da federação russa no quinto aniversário da tragédia e publicada pelo jornal russo Novaya Gazeta em inglês e russo:

Cinco anos atrás, nossos familiares entraram no avião em Amesterdão para voltar para casa.

Não muito tempo depois, o avião foi abatido do céu por um míssil da 53ª Brigada antiaérea do exército russo. Nossos amados membros da família foram todos assassinados em um ato brutal e sem sentido.

Cinco anos depois, nossa dor é menos exposta, mas não é menos profunda. A morte repentina e violenta daqueles que amamos está penetrando nas nossas vidas. Somos pessoas diferentes agora.

Vivemos com a nossa perda o melhor que podemos. A perda para as pessoas que foram mortas é total - suas vidas, seus futuros, tudo. É por amor a eles que queremos que a verdade sobre voo MH17 seja dita e que a responsabilidade por esse crime seja determinada. Nós estamos com famílias do voo MH17 na Holanda, Malásia e todas as nações afetadas em pedir ao governo russo que:

1. Coopere plenamente com a investigação, como vocês prometeram na Resolução 2166 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mas até agora falharam de fazer.

2. Assumam a sua parte da responsabilidade no abate do voo MH17.

3. Parem suas negações falsas, suas mentiras e enganos.

Até o momento, não houve reconhecimento por parte do Estado russo de seu envolvimento no abate do MH17. Pior, a Rússia espalhou muitas explicações falsas e contraditórias sobre o que aconteceu. Isso ocorreu em grande escala através das redes/mídias sociais, mas também através dos principais canais de imprensa/mídia patrocinados pelo Estado. Levou tempo para nós percebermos que essa enxurrada de teorias conflituantes foi o resultado de uma campanha orquestrada pelo Estado de negação, distração e distorção. O governo russo fez o possível para esconder a verdade, ou pior, para transmitir a ideia de que não há nenhuma verdade confiável a ser encontrada. Nós, as famílias do voo MH17, achamos isso perturbador e profundamente ofensivo.
Percebemos que nenhum processo judicial fará diferença na profundidade de nossa dor ou para reduzir o buraco em nossas vidas. Ainda assim, a verdade sobre o que aconteceu com o voo MH17 existe e é importante. Um julgamento permitirá que todas as provas sejam devidamente testadas e que a verdade seja firmemente estabelecida. Um julgamento também envia a importante mensagem de que vocês não podem matar pessoas inocentes e esperar que não haja as consequências.

Queremos que os responsáveis ​​diretos por cometer esse crime, juntamente com a cadeia de comando acima deles, sejam revelados e que a história saiba quem eles são e o que fizeram. Queremos que eles sejam responsabilizados. Continuaremos a pedir isso até que isso aconteça. Nós não podemos fazer menos.

Esta declaração é de seis famílias australianas, juntamente com três famílias da Malásia e uma família da Nova Zelândia. Juntos, lamentamos e falamos por 16 pessoas no voo MH17.

Esta declaração é de:

Pelo Michael Clancy e Carol Clancy. Jane Malcolm, Andrew Malcolm, Glenda Chalmers, Bob Chalmers, Scott Ruth, Michael Scott, Scott Evan, Jenna Scott, Lindsay Scott;
Pelo Roger Guard e Jill Guard. Paul Guard;
Pela Susan Horder e Howard Horder. Matthew Horder, David Horder e Adam Horder;
Pelo Jack O'Brien. Meryn O'Brien, Jon O'Brien, Bronwyn O'Brien; Rick O'Brien, Jean McKendrick e Shirley Looby;
Pelo Victor Oreshkin. Serge Oreshkin, Vera Oreshkin;
Pela Elaine Teoh Ee Ling. Teo Kooi Weng, Lim Swee Yim, Evonne Teoh Ee Vern, David Teoh Qi-En;
Pela irmã Philomene Tiernan. Irmã Joan Pender;
Pela Nur Shazana (membro da tripulação). Salleh Samsuddin;
Pelo Paul Sivagnan, Mabel Soosai Sivagnan e Matthew Ezekiel Sivagnan. Patrick Sivagnan;
Pelo Henk Tournier e Ineke Westerveld Tournier. Nanda Tournier, Julian Bright, Jack Bright.

#MH17

Sem comentários: