segunda-feira, abril 08, 2019

27 anos atrás começou o cerco de Sarajevo que durou 1.425 dias

No dia 5 de abril de 1992 começou o cerco do Sarajevo, crime perpetuado pelo Exército Popular da Jugoslávia e pelas recém-criadas unidades paramilitares sérvias locais.

Neste dia, os franco-atiradores sérvios, escondidos no cemitério judaico, mataram duas primeiras vítimas, Suad Dilberovic e Olga Sucic, dois civis que participaram na manifestação pacífica, organizada para chamar a atenção das autoridades para a importância de uma solução pacífica das tensões interétnicas cada vez mais fortes na Bósnia e Herzegovina.

No mesmo dia, em Sarajevo começaram as primeiras trocas de tiros, bem no centro da cidade, e logo em seguida a urbe foi alvo dos bombardeios indiscriminados dos canhões sérvios, alvejando ruas e praças, edifícios residenciais, da polícia e locais que hospedavam as instituições da recém-criada República da Bósnia e Herzegovina.

O cerco de Sarajevo durou 1.425 dias, resultando na morte de mais de 13.000 cidadãos, entre eles mais de 5.000 civis, incluindo 1.600 crianças. Mais de 50.000 cidadãos foram feridos, entre eles mais de 15.000 crianças (fonte).

This War of Mine

Desde novembro de 2014 foram vendidas mais de 4,5 milhões de cópias do jogo This War of Mine, que simula a vida de civis durante o cerco da Sarajevo em 1992-1995, embora os seus criadores enfatizam que eles procuraram mostrar eventos que poderiam ocorrer em qualquer lugar durante uma guerra.

O lançamento do jogo desenvolvido e publicado pelo estúdio polaco/polonês 11 Bit Studios ocorreu em 14 de novembro de 2014. This War of Mine é uma espécie de simulador de sobrevivência.

Em This War of Mine, o jogador terá que liderar um grupo de pessoas comuns que estão tentando sobreviver nos combates na sua própria cidade. Os principais problemas para o jogador serão a falta de comida e de medicamentos, a presença dos saqueadores frios e armados. Para vencer, é necessário que os personagens do seu grupo sobrevivam até o armistício.

Todos as vendas do jogo vão para a War Child, uma organização sem fins lucrativos dedicada a ajudar crianças afetadas por conflitos militares no Afeganistão, Iraque, República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Iémen. A produtora 11 Bit Studios já repassou mais de 500.000 dólares para esta organização.

This War of Mine ganhou mais de 100 prémios, incluindo o Independent Games Festival, o Games For Change e o SXSW Cultural Innovation Award.

O jogo funciona em todas as plataformas, como PC, PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One, iOS e Android. Na semana passada, a 11 Bit Studios lançou uma nova extensão autónoma chamada This War of Mine: Stories – Father's Promise para iOS e Android.  

Sem comentários: