quinta-feira, abril 18, 2019

SBU desmantela a célula terrorista do GRU russo na Ucrânia

O departamento da contra-inteligência do SBU prendeu, na Ucrânia, pelo menos 7 operativos da secreta militar russa GRU. Dois deles são militares russos de carreira, todos detidos, faziam parte das diversas células independentes, que receberam como tarefa o assassinato dos oficiais da secreta militar ucraniana – GUR.

Um dos agentes russos capturados pelo SBU é cidadão russo Timur Dzortov (1988), o ex-guarda-costas do presidente da região russa de Inguchétia, formado na academia russa da Gestão Estatal, especializado em “segurança nacional”.  
Dzortov conta que a tentativa do assassinato do major do GUR Kirill Budanov foi planeada para parecer “crime comum”. Por isso, deveria ser usada a faca, depois se optou pela pistola, mas não foi possível. No fim, foram usados os explosivos. Em resultado foi gravemente ferido o próprio assassino e líder da célula terrorista, cidadão russo e oficial do GRU, Alexey Komarichev (1978). 
Em 2016 ele foi expulso, por corrupção, do Serviço Federal de Controlo de Droga (FSKN), depois disso, e por indicação do FSB, participou nas operações clandestinas da secreta militar russa contra Ucrânia e contra os países da UE. Dzortov e Komarichev, usavam, para dіsfarce, os passaportes dos cidadãos do Quirguistão.

Dzortov também conta que recebeu toda a orientação de um operativo do GRU russo, em Moscovo. Entrou na Ucrânia livre ilegalmente, via Donetsk ocupada, com a tarefa de seguir, recolher a informação, finalmente matar...

O chefe da secreta ucraniana SBU, general Vasyl Hrytsak conta como foi desmantelada a célula terrorista russa em Kyiv. SBU já sabe quem exatamente matou o major-general do GUR, Maksym Shapoval, o comandante do spetsnaz da Inteligência Militar do Ministério da Defesa, que perdeu a vida, num atentado à bomba em 2017 em Kyiv.
RIP major-general Maksym Shapoval
Para conseguir interceptar Kirill Budanov, os agentes russos usaram a base de dados de impostos. A base de dados foi lhes vendida por um funcionário corrupto daquele serviço.

“Ambos [os atos terroristas] eram as operações conjuntas do Serviço de Segurança Federal (FSB) e da Direção Geral do Estado Maior das Forças Armadas da Federação Russa (GRU). A organização e implementação de ambos [atentados] eram executadas pelos mesmos funcionários dos serviços secretos [russos]”, – explicou general Hrytsak.

Recentemente, The New York Times, publicou um artigo extenso sobre o assassinato do oficial ucraniano Ivan Mamchur, ex-comandante do 3º Regimento do Grupo de Forças Especiais da GUR do Ministério da Defesa da Ucrânia. O seu assassino recebeu a ordem da GRU russo, foi pago em minivan e o assassinato foi a vingança russa pelo fornecimento ucraniano dos mísseis “BUK” à Geórgia, entre 2005 à 2008. O assassinato teve lugar no dia 16.09.2016 e o seu assassino, cidadão ucraniano e russo étnico, Oleg Smorodinov (51) foi apanhado pelo SBU e está sendo julgado na cidade ucraniana de Rivne. 
https://www.nytimes.com/2019/03/31/world/europe/russian-assassinations-putin-ukraine.html
A campa do Ivan Mamchur em Rivne
Ucrânia está em guerra, que passa, por vezes bem longe da linha da frente, nas cidades ucranianas pacíficas, cujos moradores, ultimamente, deixaram de de dar valor ao paz em que estão à viver...  

Sem comentários: