domingo, abril 07, 2019

Tajiquistão visto e pintado pela Marifat Davlatova

A artista tajique Marifat Davlatova, de 25 anos, pinta quadros ao estilo nu artístico. Ela é reconhecida nas ruas, é ameaçada nas redes sociais e recusada de financiamento por causa do conteúdo do seu trabalho.
O pai da artista é um músico que colocava para filha as gravações dos Beatles, a sua mãe é programadora e, no passado, foi uma campeã no tiro com arco. “Sou grata aos meus pais por me libertarem”, diz Marifat, que tem duas irmãs: uma está envolvida na música e outra é uma financista.
Os pais apoiam Marifat, mas, apesar de sua relativa democracia, aderem aos cânones da sociedade tajique: “desde os 14 anos eu sempre oiço: “Você é uma menina, então mantenha a sua opinião para você mesma” – conta Marifat. – Os pais me desencorajaram de exibir trabalhos no estilo nu, dizendo que eu sou uma tajique e muçulmana. Mas a arte não tem religião”.
Nas redes sociais Marifat recebe as mensagens com ameaças e insultos, acusando-a de autopromoção e “ódio ao povo tajique”. No entanto, artista diz que, por enquando, não pretende deixar o seu Tajiquistão natal.
Ler a entrevista com Marifat Davlatova (em inglês).

Sem comentários: