domingo, abril 28, 2019

Ações do KGB que fomentavam conflitos na Diáspora ucraniana

Um dos conflitos cortantes da emigração ucraniana pós II G.M., é o conflito entre as duas alas da Organização dos Nacionalistas Ucranianos: OUN-M e OUN-B. Conflito, desde sempre fomentado pelo NKVD-MGB-KGB, com aval expresso do estado soviético.

Ano 1969. O KGB da Ucrânia Soviética informa o Comité Central do PC da Ucrânia soviética sobre a preparação dos documentos falsos, criados em nome da OUN-M (apoiantes do coronel Andriy Melnyk) para garantir a continuação do seu conflito com a OUN-B (apoiantes do Stepan Bandera).

Líder da OUN-B, Stepan Bandera, foi assassinado em 15 de outubro de 1959 em Munique pelo agente do KGB, os soviéticos tentam antecipar-se, anunciando dias antes uma liturgia solene em memória dos membros, apoiantes e simpatizantes da OUN-M, que morreram na Ucrânia ou na Europa Ocidental, muitos deles, em circunstâncias não esclarecidas até hoje ou, efetivamente, foram assassinados pelos alemães ou agentes do NKVD.
Fonte: arquivo do SBU
O folheto é bastante bem-feito, mas a citação de Evangelho é feita em língua russa, naturalmente, foi um erro gritante do KGВ, que permitia aos ucranianos mais atentes perceber que o documento é falso (fonte).

Sem comentários: